Joga TV: imagens do futebol-espetÃculo e a mediaÃÃo da identidade nacional brasileira
AUTOR(ES)
Sergio Roberto MendonÃa Costa
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
O futebol Ã, sem dÃvida, um dos elementos simbÃlicos mais lembrados pelo senso comum na representaÃÃo do Brasil. Para brasileiros e estrangeiros, tal traÃo da identidade do PaÃs foi construÃdo atravÃs da apresentaÃÃo da seleÃÃo brasileira de futebol em torneios internacionais, com convincentes atuaÃÃes que redundaram na conquista de cinco tÃtulos mundiais. Contudo, a amplitude desse imaginÃrio nÃo pÃde ser constituÃda sem a participaÃÃo dos meios de comunicaÃÃo de massa, que fizeram de sua associaÃÃo com o esporte um das mais relevantes facetas da indÃstria do entretenimento. MÃdia e esporte se transformaram em uma complexa estrutura social que se solidificou como uma instituiÃÃo do cotidiano e dos povos conectados. AtravÃs do esporte mediado, padrÃes culturais de diversas naÃÃes sÃo postos frente a frente e questionam indivÃduos a respeito de seu pertencimento e identidade. Nesse sentido, a idÃia de futebol-espetÃculo e a Copa do Mundo formam um ambiente propÃcio para a mediaÃÃo das identidades nacionais, e o alargamento dos produtos da mÃdia, como a publicidade, fornece elementos simbÃlicos para a identificaÃÃo do indivÃduo nas novas configuraÃÃes de tempo e espaÃo. Assim, esta pesquisa visa dissertar sobre a representaÃÃo da identidade nacional brasileira mediada atravÃs do futebol-espetÃculo, valendo-se do Joga TV, publicidade mundial da Nike para a Copa do Mundo de 2006, como um corpus inserido nos estudos contemporÃneos da naÃÃo, da identidade e do sujeito, considerando a emergÃncia da cultura da mÃdia como um dos focos dessas transformaÃÃes
ASSUNTO(S)
comunicacao national identity futebol-espetÃculo soccer-spectacle media mÃdia identidade nacional
Documentos Relacionados
- Dom/talento e dom/dádiva: duas modalidades de reciprocidade no mundo do futebol-espetáculo
- A seduÃÃo da notÃcia A informaÃÃo - espetÃculo no Jornal Nacional
- Hipercultura e pensamento:tecnologia da informaÃÃo e mediaÃÃo cognitiva
- A desconstruÃÃo da fanfiction: resistÃncia e mediaÃÃo na cultura de massa
- A mediaÃÃo como mecanismo de soluÃÃo dos conflitos trabalhistas