Hospitalidade no contexto de uma organizaÃÃo do terceiro setor de inspiraÃÃo religiosa
AUTOR(ES)
Rinaldo Zaina JÃnior
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
As definiÃÃes de hospitalidade usualmente estÃo impregnadas pelo senso comum ou detÃm-se em tecnicismos operacionais do turismo e da hotelaria. Os estudos do tema pelos referenciais sociolÃgicos e antropolÃgicos gravitam sobre o âEnsaio sobre a dÃdivaâ de Marcel Mauss que aponta uma relaÃÃo mÃtico-religiosa na circulaÃÃo do dom. O objetivo do presente trabalho à apontar academicamente elementos que possam facilitar a compreensÃo da hospitalidade por meio de uma abordagem religiosa. Parte-se da hipÃtese da religiosidade como indutora da hospitalidade e tem como objeto de pesquisa os comportamentos de acolhimento e inclusÃo religiosamente inspirados de uma ONG budista. A relevÃncia deste estudo està na observaÃÃo do vÃnculo social nas prÃticas de voluntariado de uma organizaÃÃo do Terceiro Setor, que à um espaÃo contemporÃneo de encontro e circulaÃÃo da dÃdiva. A Soka Gakkai internacional (SGI) à uma associaÃÃo internacional com associados em 190 paÃses e territÃrios. Como uma ONG formalmente ligada Ãs NaÃÃes Unidas, a SGI à particularmente ativa nas Ãreas da educaÃÃo pÃblica pela paz, do desenvolvimento sustentÃvel e dos direitos humanos. Baseados no Budismo Nitiren, os membros do SGI apontam para o desenvolvimento das potencialidades humanas positivas da esperanÃa e da aÃÃo altruÃstica. A filosofia e a prÃtica do budismo mostram Ãs pessoas o caminho do bodhisattva que transforma o egoÃsmo em benevolÃncia. Um bodhisattva significa, literalmente, um ser vivente (sattva) que aspira à iluminaÃÃo (bodhi) e realiza prÃticas altruÃsticas. O bodhisattva ideal à o indivÃduo que compartilha a vida. O dom da benevolÃncia à a grande caracterÃstica do bodhisattva - o compartilhamento empÃtico do sofrimento alheio. Para os membros da SGI, a prÃtica do bodhisattva à atualizada pelo companheirismo, pelo acolhimento e pelo encontro pacÃfico. Por meio da observaÃÃo sistemÃtica das reuniÃes dos membros da SGI e das condutas inspiradas no comportamento do Bodhissatva chegou-se aos sete preceitos das doaÃÃes gratuitas que traduzem uma Ãtica do apaziguamento. A pesquisa aponta nas condutas de reverÃncia e deferÃncia observadas que posturas simpÃticas comunicam hospitalidade e posturas empÃticas, hospitabilidade. A interconexÃo e complementaridade mÃtua das posturas syn-empÃticas sÃo condiÃÃes capazes de gerar solidariedade, altruÃsmo e acolhimento.
ASSUNTO(S)
hospitalidade terceiro setor religiÃo - aspectos sociais turismo hotelaria religiÃo - aspectos culturais