Homens, maquinas e homens-maquina : o surgimento da musica eletronica / Men, machines and men-machine, the break out of electronic music
AUTOR(ES)
Julian Jaramilo Arango
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
A música eletrônica de pista apresenta-se, no começo da década de 2000, como um fenômeno portador de novos paradigmas para a música, no que respeita à criação, à difusão e à apreciação. Esta pesquisa examina o surgimento deste fenômeno, no começo da década de 1980, a partir do pensamento de Pierre Schaeffer, que fornece uma metodologia apropriada para tal empreendimento. No primeiro e segundo capítulos, estudam-se o entorno tecnológico da música no século XX, o arsenal de ferramentas fabricadas de forma industrializada e o processo social de incorporação destas tecnologias. No terceiro capítulo, disserta-se sobre os desafios estéticos da música eletrônica e as dinâmicas de trabalho que se desenvolvem. Promulga-se, aqui, a emergência de uma nova experiência musical, a que se denomina ?discurso da reprodução?. Por último, aprofunda-se no trabalho do grupo de música pop alemão Kraftwerk, como antecessor e elaborador da música eletrônica, assim como exemplo da incorporação da tecnologia ao trabalho em música realizado no século XX
ASSUNTO(S)
electronic music music production produção musical technology tecnologia musica eletronica
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000375385Documentos Relacionados
- Electronic music and shamanism: contemporary techniques of ecstasy
- Music and hearing: the meaning assigned by Disc Jockeys of electronic music
- Under the police control : men, women and the police authority in the city of São Paulo, during the first decade of the Old Republic (1890-1899)
- Homens, saúde reprodutiva e gênero: o desafio da inclusão
- HIERARCHICAL STATE MACHINES IN ELECTRONIC GAMES