Producao Musical
Mostrando 1-12 de 269 artigos, teses e dissertações.
-
1. Immigrant Song: a mobilidade internacional de bandas de Heavy Metal
Resumo O presente estudo objetiva analisar a mobilidade de bandas de Heavy Metal pelo mundo, valendo-se dos grupos que fizeram algum percurso migratório internacional no intuito de se inserirem no mercado musical. Para tal, a pesquisa buscou dados no site Metal-Archives, usados na construção de cartogramas e quadros, analisados conforme os conceitos de mo
REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana. Publicado em: 2022
-
2. As musicovivências do reggae e suas pulsões de (re)existência
Resumo O presente artigo versa sobre as musicovivências do reggae, enquanto estética musical que emerge das condições impostas pelos processos de colonização, racialização e subalternização na Jamaica. Busco discutir as relações estabelecidas entre os elementos de formação do estilo musical jamaicano e sua constituição como expressão do proc
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2022
-
3. A comoditização do sufismo marroquino: formas estéticas na tariqa Hamdouchiya
Resumo: O artigo visa compreender os efeitos da política de valorização do sufismo - via mística do Islã - na confraria marroquina Hamdouchiya. Os aspectos estéticos associados aos legados imateriais desse grupo, tal como o estilo da música Hamadsha, têm sido valorizados dentro da lógica da comoditização das tradições em curso no país nos últi
Religião & Sociedade. Publicado em: 2022
-
4. “Lugares de ressonância” e a produção de uma diáspora musical senegalesa no sul do Brasil
Resumo. A imigração de senegaleses para o Brasil é parte de um fluxo migratório mais amplo de nacionais de países africanos que se viram atraídos pelas oportunidades de acolhimento que o país oferecia entre 2010 e 2015. Este artigo, oriundo de uma pesquisa etnomusicológica mais ampla entre músicos africanos radicados no sul do Brasil, realizada entr
REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum.. Publicado em: 2021-08
-
5. Música popular na década de 1970 e a cena pós-tropicalista Análise de uma geração sem “vida”
Resumo Este artigo analisa o campo musical brasileiro, na década de 1970, sob o prisma dos artistas estreantes nesses dez anos. Luiz Gonzaga Junior, Luiz Melodia, Novos Baianos, Secos & Molhados, Clube da Esquina, João Bosco, Fagner, Belchior, Sá, Rodrix e Guarabyra, Ivan Lins e Raul Seixas são músicos e compositores populares, que despontaram artistic
Tempo soc.. Publicado em: 2021-04
-
6. “Nos e fidju la di gueto, nos e fidju di imigranti, fidju di Kabu Verdi”: estética, antirracismo e engajamentos no rap crioulo em Portugal
Resumo Ao longo de décadas, o rap tem sido central na construção de um discurso antirracista em Portugal. Com músicas a denunciar a violência policial, a exclusão social, o legado colonial e o racismo, os rappers negros das periferias de Lisboa desempenham um papel de vanguarda na luta contra a opressão racial, particularmente aqueles que cantam em cr
Soc. estado.. Publicado em: 2021-04
-
7. O Sistema Regional de Inovações do Trio Elétrico e o fomento ao turismo em Salvador-BA: da Fubica ao imaginário da cibercultura
Resumo Os processos de criação e ressignificações do trio elétrico e a produção musical de Salvador, capital da Bahia, convidam a refletir sobre o Sistema Regional de Inovação e sua relação com a competitividade turística do destino, considerando desenvolvimento econômico, tecnológico, comportamento social e memórias coletivas. Por essa proble
Rev. Bras. Pesq. Tur.. Publicado em: 2020-04
-
8. Sobre a negatividade conceitual do sentimento ou a filosofia schopenhaueriana da linguagem
Resumo: Arthur Schopenhauer possui uma concepção acerca da natureza do conceito que atravessa o seu pensamento, desde o início de sua produção filosófica. Inicialmente abordado a partir de sua acepção racional abstrata, em O mundo como vontade e como representação, o conceito adquire traços mais profundos em função do sentimento (Gefühl). O con
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2020-03
-
9. Questões de cronologia rousseauísta: o caso do Ensaio sobre a origem das línguas
Resumo: O século XX viu ganhar forma um efervescente debate travado em torno do Ensaio sobre a origem das línguas de Rousseau, sobretudo quanto à sua gênese, ao período em que foi escrito e às suas possíveis relações com o Discurso sobre a origem da desigualdade. O presente artigo, ao repassar a literatura crítica sobre o tema, propõe uma cronolog
Trans/Form/Ação. Publicado em: 10/01/2020
-
10. Histórias dos conservatórios brasileiros de canto orfeônico: consonâncias e dissonâncias nos cursos de formação do professorado de música
Resumo: Este artigo objetiva apresentar e analisar alguns aspectos das histórias dos conservatórios brasileiros de canto orfeônico, instituições responsáveis pela formação, em nível superior, do professorado de música das escolas públicas e particulares. A pesquisa, de caráter histórico, bibliográfico e oral, está ancorada nos conceitos de ‘
Rev. Bras. Hist. Educ.. Publicado em: 14/11/2019
-
11. Itinerários de um mundo musical: a música de câmara brasileira nos concertos da Sonata (Portugal)
RESUMO Surgidas em um período de carência de atividade musical erudita em Portugal, as sociedades de concerto foram um importante instrumento de formação de público, socialização e di fusão de uma vasta produção, envolvendo agentes das mais diversas origens, formações, interesses e posições ideológicas. Tomamos em destaque neste artigo a Sonat
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
12. Trocando ideias musicais: a sociabilidade da circulação na música carioca independente nos anos 1990
RESUMO Este artigo descreve a formação de uma escuta local que emergiu no Rio de Janeiro nos anos 1990 entre participantes da música indie a partir do fazer musical, que englobava a produção e a circulação de mídias através das quais o indie adquiriu sentido social. Podemos chamar de sociabilidade da circulação o modo pelo qual formas materiais es
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019