GestÃo social de uma organizaÃÃo do terceiro setor: o caso da Casa da CrianÃa e do Adolescente Betinho - CCAB / Social manegement of the third sector organization: the case of the Foster Home and Adolescent Betinho - CCAB.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esta dissertaÃÃo discute a gestÃo de recursos fÃsicos e materiais, humanos, financeiros e a interferÃncia de recursos externos frente a prestaÃÃo de serviÃos da Casa da CrianÃa e do Adolescente Betinho. A CCAB à um organizaÃÃo do terceiro setor, qualificada como uma ONG caritativa que promove atividades obedecendo a missÃo da instituiÃÃo, definida como âa busca pelo desenvolvimento integral do ser humanoâ. Localiza-se em uma favela situada dentro do Bairro do Jaqueline, que faz parte da RegiÃo Administrativa do Butantà (RAB), situada na cidade de SÃo Paulo. A metodologia desse trabalho de pesquisa foi baseada em um estudo exploratÃrio e qualitativo. A amostragem foi intencional, e como mÃtodo de coleta de dados utilizou-se entrevistas, anÃlise documental e a observaÃÃo nÃo-participante. Observou-se que, o grau de exclusÃo da comunidade define sua condiÃÃo de favela, a falta de participaÃÃo dos moradores na luta para mudar sua realidade, a luta de poder travada pelas lideranÃas locais com jogos de vaidade, as doaÃÃes como maior forma de captaÃÃo de recursos materiais, a motivaÃÃo do voluntariado, considerado o ponto forte da organizaÃÃo, a falta de capacitaÃÃo da equipe operacional à um dos maiores entraves na administraÃÃo da CCAB, o uso das tÃcnicas de aÃÃo, marketing e parceria para captaÃÃo de recursos financeiros e a ausÃncia de apoio dos poderes pÃblicos. Dessa forma, pode-se concluir que mesmo com parcos recursos fÃsicos e materiais, humanos, financeiros e com a falta de apoio dos poderes pÃblicos, as pessoas responsÃveis pela Casa da CrianÃa e do Adolescente Betinho tentam desenvolver uma administraÃÃo participativa direcionada para a criaÃÃo de um ambiente que proporcione quantidade e qualidade satisfatÃrias para serviÃos prestados aos agentes sociais de direitos, vÃtimas de um sistema econÃmico excludente.

ASSUNTO(S)

poverty crianÃa pobreza administracao de recursos humanos third sector gestÃo social terceiro setor child social management

Documentos Relacionados