Socio-environmental management as social practice: an analysis of senses of the interaction organization and environment. / GestÃo ambiental como prÃtica social: uma anÃlise dos sentidos da interaÃÃo organizaÃÃo e meio ambiente.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esta dissertaÃÃo teve por objetivo estudar a gestÃo sÃcio-ambiental de uma empresa do setor de celulose a partir da anÃlise dos sentidos produzidos por diversos atores (lideranÃas polÃticas, ambientais, sociais, empresariais e sindicais) na interaÃÃo da organizaÃÃo com o seu meio. Para tanto, empregou-se uma proposta teÃrico-metodolÃgica cunhada no pressupostos da abordagem interpretativa. A realizaÃÃo da pesquisa exploratÃrio-descritiva apoiou-se na perspectiva construcionista da produÃÃo dos sentidos para analisar a gestÃo como uma prÃtica social. Na apreensÃo da realidade estudada, empregou-se a triangulaÃÃo das tÃcnicas de anÃlise documental e entrevistas semi-estruturadas com base em roteiros. Na interpretaÃÃo dos resultados utilizou-se a anÃlise de conteÃdo, que permitiu a identificaÃÃo e a anÃlise dos sentidos produzidos pelos diversos atores entrevistados, bem como a apreensÃo deles pelos membros da organizaÃÃo e a utilizaÃÃo da gestÃo para mediÃ-los. Os resultados da pesquisa realizada no campo social especÃfico do EspÃrito Santo indicaram que os sentidos produzidos pelos atores entrevistados correlacionam-se com a natureza das atividades do empreendimento, sua implantaÃÃo e desenvolvimento a partir da dÃcada de 1970 e com os pressupostos valorativos e os interesses dos diversos atores do campo social. A organizaÃÃo vem mediando esses sentidos proferindo discursos e prÃticas de gestÃo que visam assegurar a eficiÃncia do seu processo produtivo com a minimaÃÃo dos impactos causados ao meio, tentando consolidar ainda uma postura de empresa aberta e transparente no Ãmbito da filosofia da responsabilidade social corporativa. Essas prÃticas configuram-se como uma resposta âÃtimaâ Ãs limitaÃÃes do contexto e da realidade organizacional. Assim, ao mesmo tempo em que sÃo produtos de dada realidade, tentam transformÃ-la garantindo um melhor controle sobre o meio.

ASSUNTO(S)

interaction organization campo social. gestÃo ambiental social environmental administracao environmental management meio ambiente gestÃo social environment interaÃÃo organizacional social management

Documentos Relacionados