EVALUATION OF THE PRODUCTIVE EFFICIENCY OF FREIGHT RAIL LINES IN BRAZIL: AN APPLICATION OF THE DEA METHODOLOGY / AvaliaÃÃo da EficiÃncia Produtiva das Ferrovias de Carga no Brasil: uma AplicaÃÃo da Metodologia DEA

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/12/2011

RESUMO

A AgÃncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acompanha o desempenho das ferrovias de carga atravÃs de diversos indicadores e verifica se as metas estabelecidas estÃo sendo cumpridas ou nÃo, investigando as causas do descumprimento. Entretanto, quando se busca os relatÃrios de avaliaÃÃo das concessÃes ferroviÃrias, nÃo consta uma investigaÃÃo aprofundada dos nÃveis de eficiÃncia das ferrovias brasileiras â um dos argumentos utilizados a favor da privatizaÃÃo das ferrovias e um dos princÃpios a serem perseguidos pela agÃncia. Avaliar o desempenho de unidades produtivas implica no estudo de diversos processos produtivos e no cÃlculo de uma grande variedade de medidas de produtividade, alÃm da escolha entre uma gama igualmente abrangente de metodologias que buscam identificar as unidades mais eficientes na produÃÃo de determinados bens ou serviÃos. De uma forma geral, essas metodologias envolvem o cÃlculo de taxas (ou Ãndices) de eficiÃncias em termos de produto por unidade de insumo (por exemplo: custo por unidade de produto, lucro por empregado, receita por unidade de capital empregado, etc). Cooper et al. (2000) denominam essas anÃlises como sendo a busca por medidas de produtividade parcial jà que os indicadores resultantes nÃo abrangem a totalidade de insumos e produtos utilizados no processo. Para uma anÃlise completa seria necessÃria, entÃo, uma metodologia que incluÃsse na anÃlise todos os insumos e todos os produtos presentes em um determinado processo produtivo. Com este objetivo, Charnes, Cooper e Rhodes (1978) apresentaram o seu trabalho seminal denominado Measuring the efficiency of decision making units no qual descrevem os fundamentos da AnÃlise EnvoltÃria de Dados ou Data Envelopment Analysis, em inglÃs, ou ainda simplesmente DEA. Ã, na verdade, uma ampliaÃÃo do estudo inicialmente apresentado por Farrel (1957), onde foram analisados os problemas das medidas parciais de eficiÃncia. Este trabalho faz uma aplicaÃÃo do mÃtodo DEA para avaliar a eficiÃncia produtiva das ferrovias de carga brasileiras baseando-se nos dados coletados pela a ANTT no perÃodo de 2006 a 2009. A partir destes dados foram elaborados oito modelos de anÃlise, sendo quatro considerando-se rendimentos constantes de escala e as demais se considerando rendimentos variÃveis de escala. Os modelos propostos foram resolvidos utilizando-se o pacote Benchmarking para R. A hipÃtese principal deste trabalho à que as ferrovias de bitola larga tenderiam a serem mais eficientes do que as ferrovias de bitola mÃtrica. Os resultados aqui obtidos sugerem que esta hipÃtese deve ser refutada.

ASSUNTO(S)

engenharia de transportes ferrovias transportes transporte ferroviÃrio de cargas railways productive efficiency data envelopment analysis - dea freight railway transport.

Documentos Relacionados