Ensino de discriminação de acordes baseado em treino de abstração e formação de classes de equivalência

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/07/2011

RESUMO

O presente estudo buscou fazer um treinamento de percepção musical para indivíduos sem experiência nesta área. Quatro estudantes universitários foram solicitados a identificar acordes maiores, menores e maiores com sétima. Diante dos sons, eles foram reforçados por escolherem a imagem correta. Essa imagem variava entre as cifras para violão dos acordes e as palavras MAIOR, MENOR e SÉTIMA. Após passarem pelo treinamento, a relação entre as palavras e as cifras foi testada, e após esse teste, foi feito um teste de generalização para verificar se eles classificariam acordes não ouvidos previamente. Em seguida eles passavam por um novo treino, envolvendo acordes de outra nota. Aos testes de equivalência, eram acrescidos testes envolvendo as diferentes cifras. Após estes, era realizado um novo teste de generalização, e em seguida viria a etapa final de treino, seguida pelos últimos testes. Os participantes demonstraram generalização para estímulos não treinados, com porcentagem de acertos crescente conforme o avanço no procedimento. No entanto, alguns participantes não conseguiram atingir o critério nos treinos mais complexos, mesmo tentando por repetidas vezes. Os testes de equivalência foram conduzidos de forma antecipada para estes participantes, e eles não formaram classes, contrariando resultados anteriores e sugerindo uma relação entre a dificuldade no treino e a formação de classes de equivalência.

ASSUNTO(S)

psicologia experimental abstração discriminação auditiva equivalência de estímulos acordes generalização abstração educação musical psicologia abstraction, auditory discrimination, stimulus equivalence, chords, generalization, music education

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