Dispositivos interacionais : um estudo sobre os documentários de Eduardo Coutinho

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/03/2012

RESUMO

Esta dissertação elabora um estudo de comunicação sobre cinco filmes do diretor e documentarista Eduardo Coutinho. Os documentários foram analisados com base na perspectiva da comunicação, compreendida como uma ação que gera interação. As análises elaboradas sobre os filmes Cabra Marcado para Morrer, Boca de Lixo, Santo Forte, Peões e O Fim e o Princípio partiram da percepção inicial de que Eduardo Coutinho opera uma processualidade indiciária na direção dos filmes que tem a potencialidade de revelar a realidade social, cultural e política das pessoas que entrevista. Para chegar a ideia de que os documentários podem ser analisados como dispositivos interacionais, a pesquisa iniciou com a observação da centralidade de processos comunicacionais nos filmes, entre eles a interação, sustentada e fundada nos filmes por uma lógica muito específica que é a pessoalização. Essa lógica aparece de diversas maneiras durante os filmes e foi captada depois de um estudo sistemático e transversal das cenas mais expressivas dos filmes. O processo indiciário do diretor pode ser caracterizado como um processo que procura, nos detalhes mais simples do entrevistado, pistas para desvelar o que ele pensa sobre a vida e sobre a realidade social. Dessa forma, o diretor procura desvelar a realidade social dos personagens a partir de perguntas simples que têm o objetivo de evidenciar a pessoa e sua história de vida. Por fim, concluímos que os processos comunicacionais estão embrenhados nos filmes e são geradores de interação

ASSUNTO(S)

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