O sentido da polÃtica nos documentÃrios deEduardo Coutinho

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Eduardo Coutinho à um dos mais importantes documentaristas brasileiros. Seus filmes - entre eles Cabra marcado pra morrer (1964-1984), EdifÃcio Master (2003) e O fim e o princÃpio (2005) - sÃo considerados por ele mesmo como um encontro, uma conversa, entre quem registra e quem à registrado. Neste trabalho, estudaremos como a forma que Coutinho aborda seus personagens (fazendo-os falarem de suas prÃprias vidas, procurando nÃo censurar o que à dito, e fazendo perguntas que buscam serem esvaziadas de juÃzo de valor), possibilita que seus entrevistados encenem seus prÃprios papÃis, agenciando suas identidades. Os diversos depoimentos coletados nos documentÃrios apoiados nesse fazer documental nos aproximam do sentido de polÃtica proposto por Hannah Arendt. Os personagens que participam de seus filmes atuam para as cÃmeras, trazendo à tona a figura do herÃi que hà em cada um. O presente estudo pretende fazer uma anÃlise dos registros audiovisuais do documentarista aliada à discussÃo sobre polÃtica, liberdade, atuaÃÃo e encenaÃÃo que esses documentÃrios levantam, possibilitando a reflexÃo sobre o sentido da prÃpria polÃtica e a capacidade do audiovisual dar concretude a esse conceito

ASSUNTO(S)

comunicacao atuaÃÃo identities agency documentary film theatre liberdade polÃtica real teatro hero identidades reality performance politics documentÃrio herÃi liberty agÃncia

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