Danças circulares sagradas : pedagogia da presença, do ritmo, da escuta e olhar sensíveis

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2012

RESUMO

Este estudo busca dar visibilidade ao estar-junto-dançando nas Danças Circulares Sagradas, aos encontros e sentidos construídos pelos Corpos Dançantes na convivência do grupo e fora dele. Através dos depoimentos e falas de nove Dançantes do grupo de Danças Circulares Sagradas do Centro Comunitário George Black da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, partícipes deste estudo, foi possível identificar o exercício do olhar e da escuta sensíveis. Além da prática da presença e do ritmo, da percepção do erro, da dúvida, como processo inerente do dançar-junto no círculo. Para a constituição de um espaço reflexivo no grupo, utilizei as Cartas de Caminho(Apêndice B), que representam as emoções e sentimentos advindos desse dinâmico, complexo e multidimensional contato dos Corpos Dançantes com o vitalismo manifestado por esse estar-junto-dançando. No entanto, para a realização desse caminho, foi necessário mergulhar nas trilhas e mestres das Danças Circulares Sagradas, suas relações com o Sagrado, seus Mitos e Símbolos, estabelecendo um paralelo com minha história pessoal e os caminhos que me levaram à pesquisa. Busquei teoricamente o apoio de Michel Maffesoli, na perspectiva de um estar-junto sensível e solidário, na visão de complexidade de Edgar Morin e na concepção de corpo próprio de Merleau-Ponty. Muitos outros autores contribuíram para o adensamento reflexivo, mas foram os depoimentos e falas dos Dançantes que me possibilitaram ir além, com vistas a uma Pedagogia do Sensível, onde o ritmo, o olhar e a escuta sensíveis estavam presentes.

ASSUNTO(S)

pedagogy of being-together dança education corporeidade sacred circle dances sensitive pedagogy

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