ContribuiÃÃo para a elaboraÃÃo de mÃtodo de projeto de restauraÃÃo de pavimentos asfÃlticos utilizando geossintÃticos em sistemas anti-reflexÃo de trincas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

A pesquisa contribui na estruturaÃÃo de um modelo que possa ser aplicado ao projeto de restauraÃÃo de pavimentos severamente trincados com o uso de sistemas anti-reflexÃo de trincas. Foram considerados dois sistemas usuais: camada de desvio de trincas com membrana intermediÃria de geotÃxtil impregnado por asfalto, e camada intermediÃria de absorÃÃo de tensÃes atravÃs de grelha polimÃrica. A quantificaÃÃo do desempenho obtido com a inserÃÃo dessas camadas intermediÃrias em relaÃÃo ao desempenho da tÃcnica convencional de recapeamento simples em concreto asfÃltico foi feita de duas formas. Na primeira, ensaios de fadiga dinÃmicos foram executados em vigotas prismÃticas concebidas de modo a simular um pavimento trincado que tenha sido restaurado atravÃs de uma das tÃcnicas aqui avaliadas, com aplicaÃÃo de carga em duas posiÃÃes crÃticas em relaÃÃo à trinca subjacente: flexÃo e cisalhamento. Na segunda, um trecho experimental foi implantado em uma rodovia para estudo do desempenho relativo de seÃÃes restauradas com e sem o uso de membrana intermediÃria de geotÃxtil. Os ensaios de laboratÃrio mostraram que os principais fatores estruturais envolvidos (carga aplicada, abertura da trinca subjacente) nÃo afetaram significativamente o Fator de Efetividade (incremento da vida de fadiga em relaÃÃo ao recapeamento simples), sendo possÃvel atribuir um fator igual a 5 para a grelha polimÃrica e um fator por volta de 2 para o geotÃxtil. Enquanto o efeito do geotÃxtil na posiÃÃo cisalhante de carregamento foi pequeno (fator entre 1,3 e 1,6), o efeito da grelha foi significativo (fator entre 4,45 e 6,14). A grelha à mais recomendÃvel, portanto, para situaÃÃes onde a atividade das trincas seja elevada e a camada trincada seja mais espessa. O desempenho do trecho experimental confirmou o fator de efetividade de laboratÃrio para as seÃÃes restauradas com o uso de geotÃxtil, no que diz respeito ao trincamento por reflexÃo da camada asfÃltica de recapeamento. Com relaÃÃo aos mecanismos envolvidos na aÃÃo das camadas intermediÃrias aqui avaliadas, foram confirmadas observaÃÃes de outros estudos com relaÃÃo ao redirecionamento para a horizontal da trinca de reflexÃo no caso do geotÃxtil. A aÃÃo da grelha foi no sentido de impedir a formaÃÃo de uma Ãnica trinca de reflexÃo que monopolizasse a dissipaÃÃo de energia em sua extremidade, forÃando, ao contrÃrio, o surgimento de muitas microfissuras distribuÃdas sobre um volume maior dentro da camada, com padrÃo errÃtico de propagaÃÃo, menores velocidades de crescimento e menor severidade. A simulaÃÃo do ensaio atravÃs do MÃtodo dos Elementos Finitos explica o mecanismo observado em laboratÃrio.

ASSUNTO(S)

geossintÃticos anÃlise estrutural asfaltos mecÃnica de fratura grelhas trincas pavimentos compÃsitos de matrizes polimÃricas ensaios de fadiga

Documentos Relacionados