Construção e caracterização de vetor adenoviral com promotor responsivo ao seu próprio transgene p53 e sua comparação com um vetor de promoção constitutiva. / Construction and characterization of an adenoviral vector responsive to its own p53 transgene in a comparison with a constitutive promoter vector.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/03/2011

RESUMO

Em sua maioria, estratégias de transferência gênica utilizam arranjos com promotores e transgenes funcionando de maneira independente entre si, como é o caso do amplamente utilizado promotor CMV. Nosso grupo foge dessa linha de promotores/transgenes independentes. Desenvolvemos uma nova estratégia de transferência gênica que combina estrategicamente a atividade do transgene e o do promotor de expressão gênica, onde o promotor foi modificado com a inserção do elemento PG, responsívo a p53. Neste trabalho construímos um novo vetor adenoviral (AdPGp53) contendo o gene da proteína supressora de tumor p53 cuja expressão é controlada por ela própria através do elemento PG. Em comparação com um vetor adenoviral que possui o gene da p53 sob ação do promotor tradicional CMV (AdCMVp53), o vetor AdPGp53 apresentou expressão superior de p53 em células humanas de carcinoma de próstata PC3, maior morte celular in vitro e parece ter diminuído o ritmo de crescimento tumoral in vivo em um modelo xenográfico de células PC3 em camundongos atímicos.

ASSUNTO(S)

adenovírus genética apoptose apoptosis biological therapy cancer genetics expressão gênica gene expression gene transfer genetic adenovirus neoplasia genética terapia biológica transferência de genes

Documentos Relacionados