AvaliaÃÃo institucional nas escolas pÃblicas de Fortaleza - Ce.: avanÃos e desafios. / Institutional evaluation in the public schools of Fortaleza - CE: progress and challenges

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/02/2010

RESUMO

Nossa investigaÃÃo tem como principal objetivo conhecer e analisar o surgimento da avaliaÃÃo institucional na escola pÃblica estadual no municÃpio de Fortaleza/CE, concebida pelo Projeto Nordeste, e o seu nÃvel de legitimidade entre os sujeitos envolvidos. ApÃs definir por investigar tal fenÃmeno, tive como vÃlido o pressuposto teÃrico levantado por Ana Maria Saul. O presente trabalho tem como preocupaÃÃo inicial esclarecer algumas informaÃÃes sobre o neoliberalismo e o neoliberalismo educacional no Brasil para compreender o surgimento da avaliaÃÃo institucional na escola pÃblica nos anos da dÃcada de 1990. O propÃsito dessa pesquisa à fazer uma anÃlise do surgimento da avaliaÃÃo institucional no estado do CearÃ, tentando identificar o nÃvel de envolvimento dos sujeitos e a legitimidade do processo de avaliaÃÃo institucional. Baseando-se nas concepÃÃes de avaliaÃÃo de Ana Maria Saul, com a avaliaÃÃo emancipatÃria, procurei investigar a importÃncia da avaliaÃÃo institucional para um novo modelo de gestÃo democrÃtica e participativa. Assim, a escola terà maior facilidade de avaliar os serviÃos por ela oferecidos. Para alcanÃar tais objetivos, realizamos, em um primeiro momento, anÃlise documental partindo dos relatÃrios divulgados pela Secretaria de EducaÃÃo do Estado do Cearà (SEDUC), datados entre 1996 e 2006. Em seguida, fizemos uma pesquisa de campo abrangendo 6 (seis) escolas estaduais do MunicÃpio de Fortaleza, sendo quatro que aderiram ao processo da avaliaÃÃo institucional desde o ano de 1996 e quatro que sà aderiram nos Ãltimos anos. Utilizamos uma abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos formulÃrios com os seguintes sujeitos: nÃcleo gestor, professor, funcionÃrio, pais e alunos. Para resultado da pesquisa, procedemos com uma anÃlise estatÃstica dos dados, possibilitando, assim, correlaÃÃes entre as respostas dos pesquisados sobre avaliaÃÃo institucional da SEDUC. Com base nas principais constataÃÃes alcanÃadas ao longo da investigaÃÃo, apÃs anÃlise dos dados, teremos nossas consideraÃÃes finais, tomando como eixo central o envolvimento e a participaÃÃo dos sujeitos engajados nas aÃÃes da escola para uma legÃtima atuaÃÃo na avaliaÃÃo institucional da escola pÃblica de educaÃÃo bÃsica no municÃpio de Fortaleza.

ASSUNTO(S)

avaliacao de sistemas, instituicoes, planos e programas educacionais avaliaÃÃo institucional polÃtica educacional educaÃÃo bÃsica institutional evaluation educational politics basic education escolas pÃblicas - avaliaÃÃo - fortaleza(ce) escolas pÃblicas - fortaleza(ce) - organizaÃÃo e administraÃÃo - participaÃÃo do cidadÃo comunidade e escola - fortaleza(ce) educaÃÃo e estado - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados