An analysis of the economic circumstances of criminal practice in the State of ParanÃ: the case study in the Central, Feminine, and State Penitentiary, Piraquara. / AnÃlise das circunstÃncias econÃmicas da prÃtica criminosa no Estado do ParanÃ: estudo de caso nas penitenciÃrias estadual, central e feminina de Piraquara

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O objetivo deste trabalho consiste na anÃlise do crime econÃmico no Paranà por meio de um estudo de caso nas PenitenciÃrias Central de Piraquara (PCP), Estadual de Piraquara (PEP) e Feminina de Piraquara (PFP), a partir de dados primÃrios obtidos via aplicaÃÃo de questionÃrios/entrevistas a rÃus jà julgados e condenados por crimes econÃmicos. Como corolÃrio deste estudo, nÃo se rejeitou a hipÃtese de que os criminosos migraram para as atividades ilegais na esperanÃa de os ganhos esperados superassem os riscos da atividade. A opÃÃo pela prÃtica do crime de natureza econÃmica à uma decisÃo individual tomada racionalmente, com ou sem influÃncias de terceiros, em face da percepÃÃo de custos e benefÃcios, assim como os indivÃduos fazem em relaÃÃo a outras decisÃes de natureza econÃmica. Os criminosos agem individualmente quando os resultados da aÃÃo criminosa servem aos seus interesses tÃo bem, ou melhor, que a aÃÃo coletiva. A relaÃÃo crime-desemprego nÃo se constatou tÃo fortemente neste estudo, pois a maioria dos entrevistados estava trabalhando na Ãpoca da prÃtica do crime. A associaÃÃo da criminalidade com o baixo nÃvel de escolaridade foi confirmada, porquanto a maioria dos entrevistados possuÃa atà o 1o grau, o que sugere que maiores nÃveis educacionais e melhores empregos (com maiores remuneraÃÃes) podem vir a coibir e/ou tolher a criminalidade. Observou-se que prÃticas criminosas mais audaciosas e com maior nÃvel de organizaÃÃo e planejamento fazem da educaÃÃo um requisito essencial para execuÃÃo de suas tarefas. Os principais crimes econÃmicos cometidos foram: roubo, latrocÃnio, trÃfico de drogas, furto, estelionato, seqÃestro e extorsÃo, concentrados na sua maioria nos homens brancos, paranaenses, jovens, tendo religiÃo e famÃlia. A escolha do tipo de crime a ser praticado, bem como suas vÃtimas, foi determinado em funÃÃo do interesse material e da possÃvel renda auferida. Os fatores motivacionais que levaram o indivÃduo a atuar no setor ilegal vis-Ã-vis o setor legal foram: a induÃÃo de "amigos", a cobiÃa/ambiÃÃo/ganÃncia, manter o sustento do vÃcio, a inconseqÃÃncia e desejo de aventura, a dificuldade financeira e a idÃia do ganho fÃcil. Os principais fatores que levaram ao insucesso foram: o dedo-duro (alcagÃete), a aÃÃo da polÃcia e a falha prÃpria - descuido, contudo o insucesso citado nÃo se refere à punibilidade, e sim ao retorno econÃmico nÃo alcanÃado. A pesquisa revelou que para a maioria dos entrevistados a atividade ilegal resultou em algum grau de sucesso e para um nÃmero significativo o retorno econÃmico foi o esperado, o que justifica o alto Ãndice de reincidentes. Finalmente, o Sistema de JustiÃa foi considerado, pela maioria, como ineficiente para coibir a atividade criminosa.

ASSUNTO(S)

piraquara central penitentiary (pcp) penitenciÃrias central de piraquara (pcp) economic crimes piraquara state penitentiary (pep) and feminine penitentiary of piraquara (pfp) costs and benefits economia crime econÃmico rational choice custo e benefÃcios escolha racional estadual de piraquara (pep) e feminina de piraquara (pfp)

Documentos Relacionados