Musical Composition
Mostrando 1-12 de 118 artigos, teses e dissertações.
-
1. ¿Componer y educar interculturalmente es posible? Experiencias desde el sistema educativo español
Abstract Education in Spain is undergoing a needed revision to adapt the didactic methodologies in the educational system to the needs of a pluricultural, 21st century student body. This pluriculturalism has led educators to rethink how they teach, as they belong to a generation that has not directly experienced the causes and effects of a pluricultural situ
Educ. Pesqui.. Publicado em: 30/05/2019
-
2. Os significados da “Sinfonia do café”: uma releitura da canção de Humberto Teixeira
Resumo O artigo toma como objeto central de investigação a letra da canção “Sinfonia do café”, composta em 1944 por Humberto Teixeira, procurando analisá-la sob uma perspectiva sócio-histórica e linguística. A análise buscou suporte teórico na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, em particular, suas concepções de “enunciação” e �
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2019-03
-
3. Exploratory factor analysis of Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) in a Brazilian musician sample
Abstract Background The Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) is very significant among the available instruments which measures Musical Performance Anxiety (MPA). Objective The aim of this study is to find evidence of validity of the Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI), in its translated and adapted Brazilian version, through t
Arch. Clin. Psychiatry (São Paulo). Publicado em: 2015-10
-
4. O Melos e Harmonia Acústica (1988) de César Guerra-Peixe, Koellreutter e Hindemith: similaridades e princípios básicos
O Melos e Harmonia Acústica de César GUERRA-PEIXE (1988) apresenta um compêndio da atividade didática deste compositor expresso em forma de apostila. O presente trabalho busca traçar as possíveis influências comparando-o ao Caderno de Estudos com Koellreutter do próprio GUERRA-PEIXE (1944) e ao The Craft of Musical Composition de Paul HINDEMITH (1937
Per musi. Publicado em: 2013-06
-
5. Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: métrica, ritmo e performance / Poetical and Musical Features in Homeric Works: Metric, Rhythm, and Performance (VIII B.C)
We propose to revisit the works of Homer in view of his poetic composition features that refer to elements of performance, as well as oral society in which they were created. We start from a point of view which dialogues with musicology and connects the techniques of composition and improvisation of the bard. We aim to discuss the relationship of these techn
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2012
-
6. Perspectivas analíticas : reflexões sobre análise musical no contexto da Sagração da Primavera / Perspectives on analysis : rethinking analysis on the Rite of Spring context
A presente dissertação parte de artigos reunidos de diversos autores, sob o título Rethinking Music1, juntamente com diversos textos do etnomusicólogo John Blacking, para apontar problemáticas da análise musical, tomando como exemplo a obra Sagração da Primavera.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2012
-
7. Criação e performance musical no contexto dos instrumentos musicais digitais / Music creation and performance in the context of digital musical instruments
This work presents a study about the computer as an instrument for musical performance. Based on this study we developed processes of music creation using the algorithmic representation and the computer code. The two main technical resources we applied in our works were: a sound synthesis method based on the generation of waveforms by non-linear equations; a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/01/2012
-
8. A recriação timbrística na música espectral / The timbral re-creation on spectral music
This research work, organized mainly in two distinct but not disjoint steps: a more theoretical and speculative one and another a little more practical, aims to bring all the possible compositional procedures used by the aesthetical and musical movement known as Spectral Music, which it grounds on the subject about "timbral re-creation", as well as the possi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/01/2012
-
9. O processo de composição musical do adolescente : ações e operações cognitivas / The process of musical composition adolescents: actions and cognitive operations
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de composição musical de três sujeitos adolescentes iniciantes de teclado, visando identificar os processos cognitivos que potencializam a realização da atividade. A pesquisa ocorreu durante as aulas de teclado em uma escola municipal de artes da região metropolitana de Porto Alegre. As composições f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
10. Eco em horizonte : forma, estrutura e processo em um ciclo de composições
Eco em Horizonte é um ciclo de sete composições para conjunto de câmara formado por oboé, clarinete, piano, vibrafone, percussão, violino, viola e contrabaixo. O presente trabalho consiste em um memorial de composição no qual relações entre forma, estrutura e processo existentes nas peças são investigadas. Tomando por base o ponto de vista e as m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
11. Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas seriais, a privilegiar a sintaxe musical, volta-se o autor para as questões fundamentais da significação em música. Neste proces
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
12. Restrições e liberdade em composição musical : memorial de composição
This paper consists in a reflection about the creative acts of a set of compositions, together with their respective scores and audiovisual recordings. The discussion begins with the establishment of the theoretical framework, proceeds with an approach of each of the four compositions and is closed by a few conclusions about the work carried out. The approac
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012