A narrativa do jogo na hipermídia: a interatividade como possibilidade comunicacional

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

A vontade do homem em contar histórias, seja para relatar algo ocorrido ou criar um simulacro, sempre o acompanhou desde as suas primeiras manifestações comunicacionais até as narrativas tecnológicas de última geração. Ao mesmo tempo em que repetia-se elementos recorrentes, as estruturas narrativas foram se adaptando a novos suportes e mídias, quebrando muitas vezes paradigmas estabelecidos. É o caso da literatura de Borges, Perec e Cortazar e dos filmes contemporâneos de Greenaway e Lynch, entre diversos outros casos. Com a chamada revolução digital a hipermídia começou a estar cada vez mais presente na vida (de parte) das pessoas. Assim, não demorou para que a partir da intersemiose entre características intrínsecas do jogo na hipermídia (videogame) e da narrativa, surgisse uma estrutura responsável pela instauração de novos paradigmas narrativos.O videogame, em pouco mais de 40 anos de sua invenção, tornou-se na opinião de Aarseth (1998) um fenômeno cultural extremamente diverso e metamórfico. Entretanto, pouquíssimas pesquisas se propuseram a estudar tal fenômeno sob o ponto de vista de sua estética e linguagem, em detrimento aos inúmeros estudos sociais- pedagógicos e técnicos-tecnológicos. Por meio do estudo da ludologia e da narratologia, a dissertação parte do princípio da utilização da interatividade enquanto possibilidade comunicacional na articulação das formas da narratividade no videogame. Ao operar dentro de sistemas de simulação - ao invés das formas representacionais adotadas nas narrativas tradicionais - o videogame permite ao jogador a possibilidade de imersão em um outro mundo, o mundo do jogo, no qual ele mesmo constrói, por meio de características interativas intrínsecas ao meio, a sua história e sua própria experiência. Jogos como Sim City (Broderbund:1989), Myst (Cyan:1994) e The Sims (Maxis:2000) - que será analisado no trabalho por meio de um diário com minhas próprias experiências enquanto jogador pesquisador- apontam para perspectivas bastante otimistas neste sentido

ASSUNTO(S)

comunicacao interatividade ludology simulator simuladores simulation videogame simulação hypermedia jogo videogames hipermídia script the sims (will wright) narratology ludologia roteiro play game interactivity

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