Ludologia
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. Videogames como Narrativas Interativas: integração de gameplay e narratividade na análise de Red Dead Redemption
Esta dissertação de mestrado analisa os jogos eletrônicos a partir de seu potencial narrativo. A popularização dos consoles de videogames e a disseminação dos computadores pessoais e da Internet ao longo das duas últimas décadas facilitou o acesso a estes produtos tecnológicos, aumentando também o interesse acadêmico em tais jogos. Grande parte d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
-
2. O campo de referência dos videogames: estudo semiótico sobre o objeto dinâmico do game / The reference field of videogames: semiotic study about the Dynamic object of the game
Na linguagem técnica da semiótica, o objeto dinâmico diz respeito ao campo de referência de um signo. Considerando-se os games como signos complexos, tendo, portanto, o poder de significar a partir da relação triádica entre signo-objeto-interpretante, esta pesquisa objetivou estudar o problema do objeto dinâmico do game, nas possibilidades que aprese
Publicado em: 2008
-
3. ELECTROLUDIC IMAGETICS: THE DIALOGIC VISUALITY IN ELECTRONIC GAMES MULTIVERSE / IMAGÉTICA ELETROLÚDICA: A VISUALIDADE DIALÓGICA NO MULTIVERSO DOS JOGOS ELETRÔNICOS
Modernity provides us with new and curious ways to express knowledge and culture. Amongst the media that advance into the future, we perceive electronic games as heralds of a new dialogic process, based on technological, transgenerational, interactive, dynamic and mainly entertaining use of our image production system. This dissertation analyzes the electron
Publicado em: 2007
-
4. Perspectivas para o jornalismo crítico de games
O objetivo desta dissertação é analisar o estágio atual do jornalismo de games e apontar novas perspectivas para sua abordagem crítica. Mesmo reconhecido como um dos setores da indústria de entretenimento mais promissores neste novo milênio, o universo dos videogames tem recebido ainda uma atenção proporcional pouco representativa nos meios de comun
Publicado em: 2007
-
5. Digital Interactive TV and Hypermedia: games and interactive narratives on iTV. / TV Digital: jogos e narrativas interativas na TVi
This thesis exposes a survey of new theories, researches and new approaches in the areas of narratology and ludology. It also exposes investigations on feasibility of using the knowledge acquired in such areas in developing new interactive contents for Digital Interactive TV (iTV). Initially the text shows an objective description of technical and operationa
Publicado em: 2005
-
6. A narrativa do jogo na hipermídia: a interatividade como possibilidade comunicacional
A vontade do homem em contar histórias, seja para relatar algo ocorrido ou criar um simulacro, sempre o acompanhou desde as suas primeiras manifestações comunicacionais até as narrativas tecnológicas de última geração. Ao mesmo tempo em que repetia-se elementos recorrentes, as estruturas narrativas foram se adaptando a novos suportes e mídias, quebr
Publicado em: 2002