A CANÇÃO DO SUJEITO AGÔNICO: UMA ABORDAGEM INTERTEXTUAL DA PULSÃO CRIADORA EM CLARICE LISPECTOR E CAZUZA.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Os percursos subjetivos que o sujeito enfrenta ao longo da vida, tratados pela psicanálise, há muito tempo, já eram matéria-prima da criação artística. Isso porque o artista consegue simbolizar os significantes de sua história pessoal e de sua geração em sua obra de arte. Assim, psicanálise e arte possuem muitos aspectos em comum. Ambas irão lidar com a linguagem e com as expressões dos estados da alma, com idéias, sentimentos e sofrimentos, produzindo um sentido onde antes não existente e este é assimilado como representação social. A psicanálise fará isto através da escuta do discurso do sujeito, enquanto a arte irá dar significados e simbolizações àquilo que era sem sentido, para além da expressão individual. O objetivo deste trabalho é de demonstrar que a arte é um espaço que o mínimo que propícia, é de produzir um importante efeito de ruptura a partir do seu enunciado. Usaremos para tal estudo, a obra de dois artistas Clarice Lispector (escritora) e Cazuza (cantor e compositor). Faremos uma análise de alguns textos e algumas composições destes artistas, identificando a presença de elementos sociais na obra de ambos, como também, falaremos da relação intertextual entre suas obras. Pois Cazuza era fã de Clarice e teve uma grande influência de textos desta escritora na criação de suas composições.

ASSUNTO(S)

música pulsão representação psicanálise letras literatura

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