A arte de El Greco, a contra- reforma e Maria madalena penitente, reconciliada

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Maria Madalena, mulher que viveu no tempo de Jesus, é citada nos Evangelhos canônicos como testemunha da paixão, morte e Ressurreição de Cristo. No século XVI, após o Concílio de Trento, recebeu o epíteto de penitente. Na Contra-Reforma, a penitência tornou-se a maneira de, na arte, divulgar os sacramentos não mais aceitos na Reforma protestante. El Greco, pintor nascido na Grécia, Mestre Pintor em ícones, ficou durante dez anos na Itália onde aprendeu com grandes mestres a arte do Renascimento. Mudou-se para Toledo, Espanha e ao retratar Madalenas Penitentes, devolveu à Santa o seu papel fundamental para o cristianismo, a mulher que se reconciliou dos pecados e que mereceu ver antes mesmo dos apóstolos, Jesus Ressuscitado. Essa dissertação visa mostrar que a formação de El Greco como pintor de ícones e a sua espiritualidade contribuíram para que Maria Madalena, no século XVI, pudesse recuperar seu verdadeiro lugar no cristianismo. Deixa de ser a penitente que chora arrependida por seus pecados e se mostra uma mulher que por ter sido perdoada, se sente reconciliada, em paz.

ASSUNTO(S)

el greco, 1540?-1614 - crítica e interpretação contra-reforma penitência reconciliação. maria madalena, santa ciências humanas

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