Arte E Fotografia
Mostrando 13-24 de 236 artigos, teses e dissertações.
-
13. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet
Resumo: O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pe
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
-
14. Maiakóvski em Cuba: a visão dos trópicos em Minha descoberta da América, Sou Cuba, Tristes Trópicos e Hitler, Terceiro Mundo
Resumo Este artigo explora a ideia do “exótico” como um entre-lugar entre o novo e o familiar. É através desse lugar intermediário que Vladímir Maiakóvski, em um poema da Minha Descoberta da América, chega ao âmago dos problemas socioeconômicos de Cuba, que Fernando Ortiz analisará quinze anos mais tarde no seu Contraponto cubano do tab
Alea. Publicado em: 2017-05
-
15. Do Génio ao jogo. O papel da Técnica na Transformação dos Valores Estéticos em Walter Benjamin
Resumo: Analisando o papel desempenhado pela questão da técnica no pensamento de Walter Benjamin, o artigo debruça-se sobre a transformação dos valores estéticos, na modernidade. As técnicas de reprodução/registo inventadas nos séculos XIX e XX, como a fotografia e o cinema, obrigaram a uma revisão das articulações entre arte, técnica e histór
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2017-03
-
16. Mulheres da Norô
O projeto Cartografias femininas: ações territoriais junto às mulheres da região noroeste de Santos realiza diferentes ações em uma região que apresenta vulnerabilidade social e ambiental na cidade de Santos. Envolvendo docentes e estudantes de diferentes cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Sa
Interface (Botucatu). Publicado em: 2017-03
-
17. Invisibilidades cruzadas: Uma aproximação ao conceito de o momento decisivo de Henri Cartier-Bresson
Resumo Este artigo analisa o que se pode conceber como o conceito de o momento decisivo de Henri Cartier-Bresson, tendo em vista a proliferação de interpretações que as palavras “momento decisivo” guardam em relação ao conceito cunhado por ele. Para investigar a raiz desse conceito analisam-se algumas de suas fotos em referência a outras imagens d
Tempo soc.. Publicado em: 2017-01
-
18. Inatualidade e anacronismo na fotografia contemporânea
Resumo O artigo discute as condições de individuação da chamada fotografia contemporânea a partir do exame da noção de anacronismo em diferentes autores e de obras de artistas como Jeff Wall e Cindy Sherman. A construção da discursividade visual na arte como questão de comunicação é formulada através da ideia de que haveria uma inatualidade em
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
19. A experiência do homem comum na fotografia de rua contemporânea
Resumo A experiência do homem comum ressurge na fotografia contemporânea através de um renovado interesse pelo cotidiano das ruas das cidades. Recentemente, uma nova geração de fotógrafos volta-se para o cotidiano do homem comum, interrogando, através de suas novas figurações, o próprio papel da fotografia como registro e como arte. Interessa-nos p
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
20. Fotografia e arquitetura: invenção e modernidade
Resumo Resenha do livro: Monumentalidade e sombra: o centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot, de Heloisa Espada. Annablume, São Paulo: 2016, 173.
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
21. Thomas Demand e suas alegorias da intenção; "exclusão" em Candida Höfer, Hiroshi Sugimoto, e Thomas Struth
Resumo Em 2008, com a publicação de Why photography matters as art as never before, Michael Fried retoma as discussões iniciadas em “Arte e objetidade”, ensaio de 1967, em especial a ideia de "absorção" ou antiteatralidade da arte, suposta característica da arte modernista em contraposição à minimalista/literalista. Fried debate a questão da "p
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
22. O contato com o mundo: ambiguidades da fotografia de Mathieu Pernot
RESUMO Analisando o trabalho de Mathieu Pernot, percebe-se a ambiguidade da fotografia que se encontra na fronteira entre arte e documento. A simplicidade no enquadramento, a claridade da iluminação, a serialização, a montagem, bem como a impessoalidade das imagens de Pernot, assinalam a contradição interminável entre o que é acessível pela visão e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-06
-
23. Políticas e Poéticas do Acontecimento: do silêncio a um risco de voz
Resumo: Interessa-nos pensar poéticas e políticas das imagens e palavras em uma escrita atravessada por experiências (oficinas, saraus, exposições...) que aconteceram no projeto de extensão Oficinas de leitura e criação com palavras e imagens, desenvolvido pelo Núcleo de Leitura Fabulografias - ALB, ao longo dos anos de 2013 e 2014. Como extrair das
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
24. O trabalho de Claudia Andujar a partir de uma história da fotografia engendrada por meandros discursivos institucionais
resumo Este texto resgata a produção fotográfica de Claudia Andujar do final dos anos de 1950 e início de 1960 - ainda anterior ao trabalho que viria a desenvolver com os Yanomami - para uma análise que leve em consideração a dimensão do assunto escolhido; o resultado visual de sua representação e a forma de circulação do trabalho. Ao enfatizar e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12