Inatualidade e anacronismo na fotografia contemporânea
AUTOR(ES)
Gonçalves, Fernando
FONTE
Galáxia (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-12
RESUMO
Resumo O artigo discute as condições de individuação da chamada fotografia contemporânea a partir do exame da noção de anacronismo em diferentes autores e de obras de artistas como Jeff Wall e Cindy Sherman. A construção da discursividade visual na arte como questão de comunicação é formulada através da ideia de que haveria uma inatualidade em certas imagens do presente, percebida pelos traços persistentes de questões e de imagens de outros tempos, particularmente relativos à história da arte. A pertinência de se pensar a experiência do fotográfico na arte reside nas contribuições que esta apresenta para se discutir aspectos propriamente comunicativos da fotografia, particularmente a representação e as operações que nela ordenam o visível e mediam nossas relações com o mundo através da imagem.
ASSUNTO(S)
fotografia história anacronismo representação arte contemporânea
Documentos Relacionados
- Documentário imaginário: novas potencilalidades na fotografia documentall contemporânea
- Registro/documento: fotografia na obra de arte contemporânea
- Fotografia e movimentos sociais : políticas de visibilidade na cena contemporânea
- A suspeita ronda a fotografia : jogos e ambigüidades na arte contemporânea
- Figuralidades:: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea