Thomas Demand e suas alegorias da intenção; "exclusão" em Candida Höfer, Hiroshi Sugimoto, e Thomas Struth
AUTOR(ES)
Fried, Michael
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-12
RESUMO
Resumo Em 2008, com a publicação de Why photography matters as art as never before, Michael Fried retoma as discussões iniciadas em “Arte e objetidade”, ensaio de 1967, em especial a ideia de "absorção" ou antiteatralidade da arte, suposta característica da arte modernista em contraposição à minimalista/literalista. Fried debate a questão da "presença", argumentando em prol da antiteatralidade, considerando a "absorção" como a principal qualidade nos trabalhos fotográficos de Thomas Struth, Thomas Demand, Candida Höfer entre outros, sobretudo no capítulo 9, aqui traduzido. A partir de uma minuciosa descrição e da análise formal das imagens, Fried encontra parâmetros para consolidar seu principal argumento: a capacidade de "absorção" da fotografias.
ASSUNTO(S)
fotografia contemporânea antiteatralidade absorção teoria da arte michael fried
Documentos Relacionados
- INSTANT INFINI: UN REGARD BERGSONIEN DU TEMPS SUR LES PHOTOS DE HIROSHI SUGIMOTO
- Foraclusão, exclusão e segregação : da drogadicção em suas relações com a família e com a sociedade
- ALEGORIAS EM AÇÃO
- Políticas de saúde e de saúde mental no Brasil: a exclusão/inclusão social como intenção e gesto
- O mal-estar na cultura e suas incidências na clínica em contextos de exclusão