Arte Do Renascimento
Mostrando 1-12 de 43 artigos, teses e dissertações.
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1. Vênus Desnuda: a nudez entre o pudor e o horror
Resumo: O texto faz análise da construção corpórea renascentista abordada, sobretudo, nas obras de dois historiadores da arte: Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Apresentam-se, como imagens mote, as pinturas de Sandro Botticelli. O estudo parte do impenetrável corpo branco de O Nascimento de Vênus e problematiza o horror da imagem, aparentemente, ape
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-06
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2. Ensaio sobre o diálogo: as relações intertextuais entre José Saramago, Pieter Bruegel e Van Gogh
RESUMO O objetivo deste artigo é demonstrar, com base na teoria de Bakhtin, como se constroem as relações interdiscursivas entre literatura e pintura, mais especificamente entre um diálogo contido na obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e outras obras de arte, como a pintura A parábola dos cegos (1568), de Pieter Bruegel, artista do Renascim
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2017-12
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3. 2 Angélicos: Argan e Didi-Huberman.
Resumo O presente artigo apresenta dois perfis criados para Fra Angelico por dois historiadores da arte, Giulio Carlo Argan e Georges Didi-Huberman. Cotejam-se aproximações existentes entre a percepção dos historiadores no que se refere ao caráter inabitual de Angelico dentro do contexto do Renascimento italiano e as diferentes metodologias de abordagen
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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4. A Arte da improvisação musical ao teclado no Renascimento italiano: a didática do contraponto segundo
Resumo: Parte fundamental do exercício profissional do tecladista no Renascimento, a improvisação musical é o relevante tema do livro II da segunda parte do tratado Il Transilvano (1610). Única obra publicada pelo organista Girolamo Diruta (1554?-1610?), o Transilvano expõe em 'Diálogo' as preceptivas da arte da música de seu tempo e é Monumentum da
Per musi. Publicado em: 2016-04
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5. 6. Arte, ensino e método no renascimento: possibilidades de reaproximações entre arte e ciência na contemporaneidade
Parte do livro:O Codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano
Autor(es): Silva, Josie Agatha Parrilha da; Neves, Marcos Cesar Danhoni
EDUEM. Publicado em: 2015
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6. 4. O renascimento e as artes visuais
Parte do livro:O Codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano
Autor(es): Silva, Josie Agatha Parrilha da; Neves, Marcos Cesar Danhoni
EDUEM. Publicado em: 2015
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7. 3. O renascimento como período histórico e suas fases
Parte do livro:O Codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano
Autor(es): Silva, Josie Agatha Parrilha da; Neves, Marcos Cesar Danhoni
EDUEM. Publicado em: 2015
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8. O sentido da música em F. Nietzsche
O sentido da música em Friedrich Nietzsche é um dos principais temas da produção intelectual do jovem filósofo, professor de filologia e compositor musical. A existência humana no mundo é investigada a partir da origem da arte trágica na Grécia antiga em relação com a arte trágica na modernidade do contexto de Nietzsche. A inovação do pensament
Publicado em: 2011
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9. Do ponto do meio ao auscultar do estalo: o percurso transformativo dos gêneros do discurso no processo de criação dramática de Luís Alberto de Abreu
Edificada sob a criação colaborativa, parte da obra de Luís Alberto de Abreu torna-se fruto de um movimento dialógico que se arquiteta via discursos de diferentes sujeitos, de horizontes sociais distintos, que participam da sua concepção e da relação com outros discursos, textos e elementos transtextuais que evidenciam as vozes e o emaranhado de fios
Publicado em: 2011
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10. EducaÃÃo ambiental e suas representaÃÃes no cotidiano da escola
Este texto à resultado de uma pesquisa realizada sobre a temÃtica EducaÃÃo Ambiental no Ãmbito formal. Discutimos nele conceitos de natureza, meio ambiente e de educaÃÃo, discorrendo sobre algumas categorias, por meio da abordagem histÃrico-crÃtica. Articulamos um diÃlogo entre os documentos oficiais e os sujeitos da pesquisa, considerando a lingua
Publicado em: 2011
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11. IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET¿S PAINTING / POR INADVERTÊNCIA: SOBRE A INCERTEZA NA PINTURA DE MANET
Este trabalho procura discutir a obra do pintor francês Édouard Manet (1832 ¿ 1883) a partir da intuição de que sua de que, flutuante entre dois blocos de narrativas produtores de certezas (entre a tradição do Renascimento e a tradição moderna; entre a era dos tratados e a dos manifestos) não consegue aderir aos discursos sobre a representação e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2010
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12. Fotografia e revolução : Tina Modotti e o México pós-revolucionário
O presente texto trata do México em meados das décadas de 1920 e 1930, período de reconstrução do país, ainda marcado por vestígios da Revolução. Época de Renascimento Cultural e conflitos políticos e sociais, que serão abordados por meio de fontes visuais, com total destaque para a fotografia de Tina Modotti, italiana que se afilia ao Partido Co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010