Artaud
Mostrando 1-12 de 52 artigos, teses e dissertações.
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1. Repenser le théâtre: Benjamin Fondane, pour une poétique existentielle
Resumo Alguns traços dominantes conferem uma certa unidade à visão do teatro de Benjamin Fondane, aliás B. Fundoianu, sobe o teatro. Refinados sob a influência do meio intelectual e artístico francês, especialmente após o encontro com Artaud e Chestov (que acentuou a predisposição “existencial” do pensamento de Fondane), esses elementos dominan
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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2. A NEGAÇÃO DA OBRA: DERRIDA E LEITOR DE ARTAUD
RESUMO Em “A escritura e diferença”, Derrida apresenta uma crítica à interpretação de Blanchot sobre Artaud, sob o título “A palavra soprada”, na qual ressalta que a leitura blanchotiana foi tendenciosa. Seu incômodo se dá primeiramente pela comparação que Blanchot faz de Hölderlin e Artaud, por serem poetas que experimentaram a exigência
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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3. Processos de criação na atenção e na educação em saúde. Um exercício de “timpanização”
Resumo O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibil
Physis. Publicado em: 2017-07
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4. Os astros ditam o futuro. A história impõe o presente. (Artaud vs. Cárdenas)
Silviano Santiago trata do encontro de dois autoexilados na Cidade do México em 1936: o poeta e crítico de arte guatemalteco Luis Cardoza y Aragón e o poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud. O autor discute como ambos valorizaram o papel da cultura nas transformações sociais e econômicas e de como se posicionaram no ambiente artístico e social mex
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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5. No Marulhar das Glossolalias em Artaud
Resumo: A partir da obra de Artaud, evidencia-se um ideário que sugere princípios para uma vocalidade no contexto da performance. Essa vocalidade é baseada em uma noção de glossolalia como conceito vinculado às práticas enunciativas, sobretudo como potência para desarrazoar estratos vocais. Assim, a glossolalia pode agregar valores sonoro-poéticos q
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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6. Teoria em ato: o que pode e o que aprende um corpo?
Resumo No intuito de retomar a célebre pergunta feita por Spinoza – “O que pode um corpo?” –, o artigo sustenta sua problemática em torno da questão “O que pode e o que aprende um corpo?” Nesse sentido, procura-se percorrer algo que no texto é designado como uma teoria em ato. Para tanto, num primeiro momento, busca-se elucidar as possibilida
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2015-12
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7. Sem mais - decidir desde a loucura
Tomando a epígrafe de Kierkegaard lançada por Jacques Derrida em seu "Cogito e história da loucura", digo, de sua leitura do texto de Foucault, o presente trabalho propõe discutir o instante da decisão, mais além do enigma, como instância última, aporética e no limiar do enlutamento. Desse modo, toda interpretação convergiria a um espaçamento da
Alea. Publicado em: 2015-06
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8. Defunta morte: luto, sobrevida, ressurreição
Tendo como objetivo compreender o motivo derridiano da sobrevida, este artigo propõe a análise da concepção de morte que encontramos na obra de Jacques Derrida e do diálogo que ela estabelece com o pensamento ocidental, especificamente a respeito desse tema, em Hegel, Heidegger, Nietzsche etc. A discussão se concentra em duas aporias com as quais Derri
Alea. Publicado em: 2015-06
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9. O sentido do teatro: contribuições para uma história cultural de programas teatrais contemporâneos
Este artigo analisa algumas tensões observadas entre textos programáticos escritos por encenadores contemporâneos, tendo como ponto de partida a disputa pelo sentido do teatro. Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski construíram sentidos de teatro de diversos modos e, no mesmo movimento, tornaram suas proposições extem
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-06
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10. A Voz e o Campo de Visão / The Voice and the Field of Vision
This research focuses on studying the actors voice in the improvisational game developed by PhD. Marcelo Lazzaratto called Field of Vision, which has only one rule in its dynamics: follow any movement that appears on the field of vision of the actor. As the Field of Vision is a very simple and vast game, many aspects that make up the voice of the actor in fi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2012
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11. A composição como decomposição : um olhar sobre a criação em dança = Composition as decomposition : an insight regarding the dance creation / Composition as decomposition : an insight regarding the dance creation
This research presents a study about composition as a decomposition process in dance, from the performance s actor-dancer experience point of view. We performed a theoretical investigation regarding the formal elaboration process in dance and its building elements suggested by the references, mainly Dantas (1999) and Smith-Artaud (2000). In order to incorpor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2012
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12. The theater of Peter Brook in the film Marat / Sade: a study of aspects of theatrical vision of Brook in his film Marat / Sade / O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: um estudo de aspectos da visÃo teatral de Brook em sua obra cinematogrÃfica Marat/Sade
O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da busca de Peter Brook no campo teatral. O espetÃculo estudado para a compreensÃo do tema à A perseguiÃÃo e o assassinato de Jean-Paul Marat, representados pelo Grupo Teatral do HospÃcio de Charenton, sob a direÃÃo do Senhor de Sade, cujo roteiro se inspira no texto dramatÃrgico de autoria de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012