Ambiente De Programaaao
Mostrando 13-24 de 44 artigos, teses e dissertações.
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13. Modelo de Risco e DecisÃo de CrÃdito Baseado em Estrutura de Capital com InformaÃÃo AssimÃtrica / Model of Credit Risk and Decision Based on Capital Structure with Asymmetric information
Este trabalho se inicia analisando os aspectos teÃricos relacionados ao financiamento das empresas e os riscos atrelados a esta atividade de emprÃstimo realizada pelo sistema financeiro bancÃrio. Dada uma estrutura Ãtima de capital buscada pelas empresas, passa-se a analisar se este parÃmetro ou conjunto de parÃmetros à um bom indicativo para discrimi
Publicado em: 2006
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14. Uma proposta de metodologia de apoio ao planejamento estratÃgico das ForÃas Armadas baseado em capacidades.
O presente trabalho propÃe uma metodologia de apoio ao planejamento estratÃgico das ForÃas Armadas com respeito Ãs competÃncias que devem adquirir no longo prazo para serem capazes de enfrentar potenciais desafios relacionados ao seu papel para a Defesa Nacional. Com vistas à efetiva aplicabilidade prÃtica, a metodologia alinha-se à concepÃÃo bÃsi
Publicado em: 2006
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15. Um modelo para avaliaÃÃo e acompanhamento contÃnuo do nÃvel de aquisiÃÃo de conhecimentos do aprendiz.
Muitos mÃtodos de avaliaÃÃo utilizados no atual Sistema Educacional nÃo fornecem informaÃÃes que dÃem suporte para a aprendizagem. Da mesma forma, a maior parte dos ambientes computacionais de aprendizagem nÃo dÃo a devida importÃncia ao processo de avaliaÃÃo e ao uso que pode ser feito com as informaÃÃes coletadas a respeito do nÃvel de conhe
Publicado em: 2006
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16. VerificaÃÃo de modelos para programas em um subconjunto de JCSP
A veriÂcaÂc~ao de modelos formais gerados a partir de programas concorrentes tem sido bem aceita na indÃstria e na academia durante a fase de testes. A busca por qualidade de software tem motivado este uso, principalmente pelo fato de que testar programas concorrentes nÃo à uma tarefa trivial e à suscetÃvel a erros. Os modelos sÃo descritos atravÃs
Publicado em: 2006
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17. Design of a modular multiparadigm programming language for teaching programming concepts
A criaÃÃo de uma linguagem de programaÃÃo pode ser comparada ao desenvolvimento de um sistema computacional. Sendo assim, o projeto e a implementaÃÃo da linguagem devem atender a um conjunto de requisitos. Alguns deles estÃo relacionados Ãs propriedades que a linguagem desenvolvida deve apresentar, como expressividade, capacidade de aprendizagem e pr
Publicado em: 2005
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18. AVDNet - arquitetura para ambientes virtuais distribuÃdos escalÃveis baseada na infra-estrutura atual da Internet.
Ambientes Virtuais DistribuÃdos permitem que mÃltiplos usuÃrios co-existam em mundos virtuais simulados em diferentes estaÃÃes, compartilhando informaÃÃes e manipulando objetos em tempo real. O ambiente dinÃmico e as mudanÃas no estado dos objetos compartilhados devem ser gerenciados para que as diversas representaÃÃes do ambiente se mantenham em
Publicado em: 2005
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19. Objetos de aprendizagem para aplicaÃÃes no ensino de fÃsica.
Este trabalho tem como objetivo principal, discutir a importÃncia da utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem (OA) dentro do ambiente da sala de aula, como ferramenta auxiliar ao professor, a fim de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem no Ensino de FÃsica. A alternativa proposta à trazer para a sala de aula, com auxÃlio dos OA, alguns dos m
Publicado em: 2005
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20. Programa computacional para simulaÃÃo da uniformidade de aplicaÃÃo de Ãgua em irrigaÃÃo por aspersÃo convencional e microaspersÃo
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um programa computacional em ambiente grÃfico para determinaÃÃo da uniformidade e eficiÃncia de distribuiÃÃo de Ãgua em sistemas de irrigaÃÃo por aspersÃo e por microaspersÃo. O programa foi desenvolvido na linguagem de programaÃÃo Visual Basic, E buscou-se desenvolver uma interface amigÃvel ao
Publicado em: 2005
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21. Um estudo sobre refatoraÃÃo de cÃdigo de teste.
A tÃcnica de Desenvolvimento Orientado a Testes - DOT à uma tÃcnica Ãgil para se desenvolver software, em que os testes de unidade vÃo sendo desenvolvidos antes das classes da aplicaÃÃo. Essa tÃcnica à executada em pequenos ciclos, entre os quais a refatoraÃÃo do cÃdigo, apoiada pelos testes de unidade, à uma tÃcnica com um papel crucial para o
Publicado em: 2005
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22. Coffee Machine: a social virtual environment for informal collaboration.
Human beings need to collaborate with each other whether the goal is to develop a jointly collaborative task, to maintain existing social relationships or to provide opportunities to create new ones. These collaborations can be essentially classified either in formal or informal collaborations. These are two distinct but complementary forms of collaborations
Publicado em: 2005
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23. Meta3D: uma ferramenta para visualizaÃÃo de informaÃÃes em 3D
InformaÃÃo à o bem mais precioso para as mais diversas organizaÃÃes. Uma das formas de obter informaÃÃo a partir de um conjunto de dados à atravÃs de tÃcnicas de visualizaÃÃo que combinam o poder de processamento dos computadores com a capacidade visual humana de reconhecer formas, padrÃes e tendÃncias. O objetivo deste trabalho à a criaÃÃo
Publicado em: 2005
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24. JEDPI: um ambiente para executar programas distribuÃdos na Internet.
Um programa distribuÃdo à descrito como um grupo de processos autÃnomos interconectados e que se comunicam apenas atravÃs de troca de mensagens. Apesar da Internet ser a plataforma mais disponÃvel, a maior parte das aplicaÃÃes utiliza o paradigma cliente-servidor. Um outro paradigma conhecido mas pouco empregado à o par-a-par. Uma das razÃes para a
Publicado em: 2004