AVDNet - arquitetura para ambientes virtuais distribuÃdos escalÃveis baseada na infra-estrutura atual da Internet.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Ambientes Virtuais DistribuÃdos permitem que mÃltiplos usuÃrios co-existam em mundos virtuais simulados em diferentes estaÃÃes, compartilhando informaÃÃes e manipulando objetos em tempo real. O ambiente dinÃmico e as mudanÃas no estado dos objetos compartilhados devem ser gerenciados para que as diversas representaÃÃes do ambiente se mantenham em estado consistente. Dependendo do grau de consistÃncia desejado, existem diferentes tÃcnicas para levar a efeito as mudanÃas de estado do ambiente nas diversas estaÃÃes. A maioria das soluÃÃes apresentadas pelas arquiteturas existentes para aplicaÃÃes de Realidade Virtual DistribuÃda ou foi projetada levando-se em consideraÃÃo determinadas condiÃÃes de infra-estrutura ou foi definida para dar suporte a aplicaÃÃes especÃficas. Este trabalho apresenta a especificaÃÃo e implementaÃÃo da AVDNet, uma arquitetura de software consistente e flexÃvel para criaÃÃo e gerenciamento de AVDs, capaz de suportar centenas, ou atà mesmo milhares, de usuÃrios simultaneamente sob a infra-estrutura atual da Internet. Permite tambÃm a interaÃÃo e a detecÃÃo de colisÃo de objetos em tempo real, mantendo a sincronia e consistÃncia do estado dos objetos, tratando os aspectos envolvidos na colaboraÃÃo entre os participantes. A arquitetura proposta baseia-se em uma abordagem que combina novos mÃtodos para gerenciar os recursos como largura da banda de rede e capacidade de processamento, a fim de obter escalabilidade e desempenho, em especial o protocolo multicast em nÃvel de aplicaÃÃo.

ASSUNTO(S)

ambiente de programaÃÃo arquitetura (computadores) sistemas distribuÃdos detecÃÃo de colisÃo (ambiente virtual) realidade virtual operaÃÃo em tempo real

Documentos Relacionados