Policy for youth and adult literacy of Mato Grosso do Sul: the experience Literacy Movement MOVA/MS (1999/2006): / Política de alfabetização de jovens e adultos de Mato Grosso do Sul: a experiência do Movimento de Alfabetização MOVA/MS (1999/2006).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O Movimento de Alfabetização de Mato Grosso do Sul (MOVA/MS) constituiu-se em um Programa de alfabetização em 2000, porém sem essa denominação. Em 2001 foi formalizado com o objetivo de ampliar o atendimento à escolarização de jovens e adultos, proporcionar ao alfabetizando a continuidade de seus estudos, além de despertar leitores e escritores críticos. O objetivo deste estudo, inserido no âmbito da Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente, do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação - da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, foi o de analisar o processo de implantação e implementação do Programa, de 1999 até 2006, tendo como objetivos específicos caracterizar o MOVA/MS, sua concepção político-pedagógica; identificar as formas de financiamento e as parcerias estabelecidas, que permitiram sua estruturação, operacionalização e expansão. Para a realização da pesquisa foram utilizados documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), além de entrevistas, com base em um roteiro de questões abertas, com os Secretários de Estado de Educação e coordenadores que estiveram diretamente envolvidos com o Programa, no referido período. Os resultados mostram que a concepção inicial do MOVA/MS foi baseada na educação popular de Paulo Freire. Porém, com as mudanças de Secretário de Educação e da equipe do Programa, ocorreram alterações em relação à concepção inicial. Mostram, ainda, que o Programa foi proposto pelo Poder Executivo, via SED/MS, que estabeleceu parcerias com a sociedade civil organizada e empresas privadas, entretanto sem a participação popular nas tomadas de decisões. Além disso, apontam que os recursos financeiros aplicados no início das atividades de alfabetização eram da própria Secretaria de Estado de Educação. Em 2001, com a implantação formal do Programa e o estabelecimento das parcerias, inicialmente em Campo Grande e, posteriormente, em cinco municípios do estado, os recursos passaram a ser oriundos do Fundo de Investimento Social (FIS), com atendimento restrito aos programas sociais do governo. A partir de 2003, com a implantação do Programa Federal Brasil Alfabetizado, foi estabelecido um convênio com o MEC e utilizados recursos federais, decisivos para sua ampliação a todos os municípios do estado, passando a denominar-se MOVA/MS ALFABETIZADO. Apesar da continuidade e ampliação do Programa, ainda há um distanciamento da responsabilidade do Estado para com a Educação de Jovens e Adultos de qualidade e que lhes garanta a autonomia e emancipação.

ASSUNTO(S)

política educacional educational policies educação de jovens e adultos education of youths and adults educacao movimento de alfabetização de mato grosso do sul. literacy movement of mato grosso do sul.

Documentos Relacionados