Voz Cantada
Mostrando 13-24 de 48 artigos, teses e dissertações.
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13. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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14. As Duas Fontes dos Ensinamentos de Delsarte: observações e metafísica
RESUMO Este texto apresenta o trabalho expressivo de Delsarte e suas duas fontes principais: um sistema empírico de observações e um quadro teórico de ordem metafísica. Apresenta-se o sistema empírico de observações de Delsarte que tem suas origens nos primeiros anos de sua vida, passando por uma mudança decisiva nos seus estudos no Conservatório d
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
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15. Desvantagem vocal em cantores de igreja
OBJETIVO: avaliar a desvantagem vocal de cantores amadores de coros de igreja. MÉTODO: participaram 42 cantores de coros amadores de igrejas, sendo 20 homens e 22 mulheres, com idades entre 18 e 59 anos. Todos responderam a um questionário contendo perguntas sobre autopercepção vocal e práticas de canto, e ao protocolo Índice de Desvantagem para o Cant
Rev. CEFAC. Publicado em: 26/04/2012
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16. Análise das variações do vibrato de cantoras líricas em duas cadências musicais de caráter alegre e triste
Este trabalho descreveu possíveis padrões de vibrato atribuíveis aos caráteres triste e alegre, utilizando a análise espectral e o algoritmo de análise do espectro do tremor e vibrato na voz humana desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Física da UFMG, vislumbrando o reconhecimento da análise espectral como ferramenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
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17. Produção fonoaudiológica sobre voz no canto popular
OBJETIVO: Apresentar revisão bibliográfica sobre a produção científica brasileira da Fonoaudiologia na última década referente à voz no canto popular, quanto ao número de publicações, gêneros musicais estudados, enfoques atribuídos e instrumentos de coleta de dados utilizados. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Estudo descritivo transversal realizado em d
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011-12
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18. Identificação de problemas vocais enfrentados por cantores de igreja
OBJETIVO: identificar possíveis problemas vocais enfrentados por cantores evangélicos de Irati-PR. MÉTODO: foram analisados 42 questionários respondidos por cantores de Igreja, onde constavam dados de identificação e um questionário referente a 30 problemas vocais que poderiam ser enfrentados pelos cantores, tanto referentes aos problemas de saúde vo
Revista CEFAC. Publicado em: 17/06/2011
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19. Aspects of Paiter Suruí oral art
Este texto apresenta a intricada relação entre música e narrativa, entre a voz falada e a voz cantada, voz e mito, que, juntos, fazem parte da arte poética dos Paiter Suruí, povo indígena de Rondônia (Amazônia). Parte da herança cultural do povo Paiter Suruí pode ser encontrada no Arquivo Arampiã que possui gravações coletadas pela antropóloga
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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20. Perfil da saúde vocal de cantores amadores de igreja evangélica
OBJETIVO: Investigar o perfil de saúde vocal de cantores amadores de louvores evangélicos com relação a queixas, hábitos e dificuldades vocais vivenciados durante a prática do canto em indivíduos dos gêneros masculino e feminino. MÉTODOS: Participaram 55 sujeitos, com idade entre 18 e 50 anos, os quais responderam a um questionário auto-aplicável
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011-06
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21. Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
Este trabalho é uma pesquisa sobre a formação de profissionais atuantes em Porto Alegre que cantem e atuem em espetáculos que envolvam o teatro e a música cantada em cena, sejam eles denominados como teatro, teatro musical, ópera ou qualquer outro gênero de espetáculo que envolva essas duas formas de expressão artística. Foi feita uma pesquisa qual
Publicado em: 2011
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22. A palavra em movimento: algumas perspectivas teóricas para a análise de canções no âmbito da música popular
O presente artigo apresenta as linhas gerais de algumas perspectivas teóricas que podem ser úteis para a análise de canções no âmbito da música popular. O eixo orientador das perspectivas teóricas aqui apresentadas é a abordagem da canção a partir da performance da palavra cantada, ou seja, o conjunto de interações que se estabelece entre o corp
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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23. Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares
OBJETIVO: comparar hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares. MÉTODOS: foi realizado um trabalho exploratório descritivo, com a participação de 30 cantores líricos e 30 populares, estudantes da Universidade Livre de Música. Todos responderam um questionário com 13 questões objetivas sobre hábitos vocais e utilização profissio
Revista CEFAC. Publicado em: 19/11/2010
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24. Índice de desvantagem vocal no canto clássico (IDCC) em cantores eruditos
TEMA: auto-avaliação da alteração vocal na qualidade de vida de cantores eruditos. OBJETIVO: verificar se a presença de queixa vocal em cantores eruditos produz desvantagem na qualidade de vida no que diz respeito ao uso da voz cantada e se tal desvantagem pode estar relacionada ao sexo, à idade, à classificação vocal ou ao tempo de canto. MÉTODO:
Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Publicado em: 2010-09