Voz Cantada
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25. Apoio respiratório na voz cantada: perspectiva de professores de canto e fonoaudiólogos
OBJETIVO: analisar a definição de apoio respiratório, assim como as estratégias de trabalho e benefícios de sua aplicação, segundo a perspectiva de professores de canto e fonoaudiólogos. MÉTODOS: seis profissionais com experiência em voz cantada foram entrevistados sobre questões relacionadas ao apoio respiratório no canto. As respostas foram sub
Revista CEFAC. Publicado em: 28/05/2010
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26. Coral amador: efeitos de uma proposta de intervenção fonoaudiológica
OBJETIVO: verificar os efeitos de uma proposta de intervenção fonoaudiológica com base na prática educativa, por meio de avaliação de fonoaudiólogos, professores de canto e dos próprios coristas amadores participantes, analisando, em momento pré e pós-intervenção fonoaudiológica, os parâmetros de respiração, projeção e tessitura vocal na vo
Revista CEFAC. Publicado em: 23/04/2010
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27. Programa de Apoio Respiratório Sonorizado: processo de aprendizado de cantores populares / Voiced Breathing Support Program: the learning process of popular singers
INTRODUÇÃO: no campo da voz cantada, as relações estabelecidas entre o domínio da respiração e a emissão vocal do cantor sempre foram assuntos geradores de polêmica. Nesse ponto, o apoio respiratório é um dos principais agentes. Vale ressaltar, também, que poucos estudos apresentaram propostas práticas direcionadas para seu aprendizado. OBJETIVO
Publicado em: 2010
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28. MemÃrias da Cantoria: Palavra, Performance e PÃblico / Memories of the Cantoria: Word, Performance and Public
Neste trabalho analiso quais significados a cantoria assume para cantadores e ouvintes, que sob a pressÃo de diferentes formas de comunicaÃÃo e de diversÃo dos âtempos modernosâ, direcionam suas experiÃncias e subjetividades para criaÃÃo e apreensÃo de uma arte que se realiza principalmente por meio da palavra cantada e improvisada ao som da viola.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/06/2009
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29. Análise perceptivo-auditiva de parâmetros vocais em cantores da noite do estilo musical brega da cidade do Recife
OBJETIVO: avaliar de forma perceptivo-auditiva a voz dos cantores da noite do estilo musical Brega da cidade do Recife. MÉTODOS: pesquisa realizada na clínica-escola do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco e na emissora de TV Rede Estação canal 14, ambos localizados na cidade do Recife. Trata-se de estudo observacional, transvers
Revista CEFAC. Publicado em: 2009-09
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30. Voz cantada e a constituição da relação mãe-bebê
TEMA: refletir sobre uma faceta da constituição da relação mãe-bebê, que se fez presente no uso criativo da voz cantada da mãe, na comunicação com o seu bebê. PROCEDIMENTOS: o único sujeito desse estudo é uma mãe, que se submeteu a oito sessões de terapias corporais associadas à emissão da voz cantada, sempre dirigidas ao bebê; as sessões t
Revista CEFAC. Publicado em: 06/03/2009
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31. Alterations in the tessitura of the voice sung in woman of the climacteric / Alterações na tessitura da voz cantada em mulheres no climatério
As flutuações nos níveis dos hormônios sexuais, ao longo da vida do ser humano, trazem modificações anátomo-fisiológicas. Esses hormônios exercem papéis determinantes no desenvolvimento anatômico da laringe e na fisiologia vocal diferindo significativamente entre os sexos o que torna a voz uma característica sexual secundária. Estudos já docume
Publicado em: 2009
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32. Lyric singer: formation of the concept and characterization of the expressiveness / Cantor lírico: conceituação e caracterização da expressividade
INTRODUCTION: one of the branches of the Phonology actuation is the refinement of the professional voice and the expressiveness is one of the focuses of this work. Researchers have primordially come to grips with the spoken voice and a few works study the singing expressiveness, otherwise. PURPOSE: analyze the conceptualization and characterization of the ex
Publicado em: 2009
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33. Análise vocal perceptivo-auditiva e acústica, falada e cantada de regentes de coral
TEMA: voz de regentes de coral. OBJETIVO: avaliar a qualidade vocal de regentes de corais, nas emissões de uma vogal sustentada, nas modalidades de voz falada e cantada, para observar diferenças auditivas e acústicas. MÉTODO: participaram como sujeitos 100 regentes de coral, em igual número de ambos os sexos, solicitados a emitir a vogal "é" sustentada
Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Publicado em: 2008-09
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34. Perfil vocal de regentes de coral do estado de São Paulo
OBJETIVO: traçar o perfil vocal de regentes de corais do Estado de São Paulo. MÉTODOS: participaram deste estudo 150 regentes de corais do Estado de São Paulo. A coleta foi feita individualmente pelo mesmo avaliador, nos locais de trabalho dos entrevistados, através de questionário fechado. RESULTADOS: os regentes tem em média 8,4 anos de exercício d
Revista CEFAC. Publicado em: 2008
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35. The lyric singers voice: the effect of the application of a motor coordination development program based on Piret and Béziers / Voz do cantor lírico: efeitos da aplicação de um programa de desenvolvimento da coordenação motora baseado em Piret e Béziers
A coordenação motora é a capacidade de organização do movimento no tempo e no espaço. Essa organização decorre da integração entre o comando cerebral e as unidades motoras dos músculos e articulações. As respostas motoras acontecem em cadeias musculares, onde um estímulo aciona um músculo e este por sua vez aciona um segundo e assim sucessivam
Publicado em: 2008
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36. Registros vocais no canto: aspectos perceptivos, acústicos, aerodinâmicos e fisiológicos da voz modal e da voz de falsete
O objetivo desta pesquisa foi o de investigar as relações entre a produção e a percepção dos registros vocais modal e de falsete em emissões de cantores de coral do sexo masculino. Foram analisadas 104 emissões, 52 cantadas no registro modal e 52 cantadas no registro de falsete. Os dados para análise da produção dos registros vocais foram obtidos
Publicado em: 2008