A palavra em movimento: algumas perspectivas teóricas para a análise de canções no âmbito da música popular
AUTOR(ES)
Falbo, Conrado Vito Rodrigues
FONTE
Per Musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010-12
RESUMO
O presente artigo apresenta as linhas gerais de algumas perspectivas teóricas que podem ser úteis para a análise de canções no âmbito da música popular. O eixo orientador das perspectivas teóricas aqui apresentadas é a abordagem da canção a partir da performance da palavra cantada, ou seja, o conjunto de interações que se estabelece entre o corpo do intérprete, notadamente sua voz, e o público no momento em que ocorre a performance da canção, seja esta performance presencial ou mediatizada. Partimos das ideias de Paul ZUMTHOR (1993; 2005; 2007) sobre performance e vocalidade procurando estabelecer um diálogo interdisciplinar com outros campos do pensamento estético, sobretudo os estudos literários, as artes cênicas e os estudos da performance.
ASSUNTO(S)
música popular canção performance
Documentos Relacionados
- Ciclos de terças em certas canções da música popular no Brasil
- Fixar o movimento: representações da música rap em Portugal
- Tecnicas contrapontisticas aplicadas em arranjos de canções da musica popular brasileira
- Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular
- Memórias e histórias do acorde napolitano e de suas funções em certas canções da música popular no Brasil