Vilem Flusser
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25. Imagem-Música em vídeos para web
A presente dissertação propõe-se a investigar os modos com que a música sobrecodifica a linguagem audiovisual em vídeos para a web, criando novos processos de significação e complexificando a virtualidade musical (compreendida aqui como a totalidade irrepresentável de imagens que a expressam). O site YouTube se estabelece como um lócus privilegiado
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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26. Deficiência: gênese e crítica de um conceito
Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo de trabalho desvelar os poderes e saberes envolvidos na formação do conceito, que está em cena, da deficiência. Investigar a palavra deficiência, considerando-a como um objeto fossilizado, e seu uso na história pelos aparelhos ideológicos do estado como escola e cinema. Descrever e analisar como as pess
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2011
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27. A comunicação do imaterial da marca: análise da comunicação do imaginário da marca Osklen - uma exemplificação no mercado da moda
O estímulo para o consumo de produtos dá-se principalmente pelas experiências que eles promovem. Hoje, fluir é mais importante do que possuir, e, dessa forma, o poder de diferenciação para se tornar uma marca exclusiva e única num mercado competitivo passa cada vez mais pela sua composição imaterial, pois o acesso à imaterialidade da marca conduz s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/10/2011
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28. Stickers: a exibição das imagens entre o urbano e o virtual
Esta pesquisa tem o propósito de abarcar o fenômeno do sticker em seus diferentes âmbitos comunicativos. Imagem que inicialmente se dedica à intervenção visual no espaço urbano, o sticker se demonstra resultante de um processo construtivo de imagens que o antecederam e buscaram sempre aumentar suas abrangências por meio de uma ampla reprodutibilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2011
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29. O museu Beta: estratégias para um museu sempre contemporâneo
No cenário de acelerado desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação notam-se mudanças importantes na sociedade. A informação se torna mais fluida, e com ela, a própria produção cultural do homem contemporâneo, se entende-se por cultura a produção cotidiana (como afirmam Vilém Flusser e Sharon Zukin). O museu, por sua vez, como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/09/2011
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30. Novas formas de representação gráfica nos tablets
Esta dissertação analisa, sob a perspectiva da representacão gráfica, alguns aspectos da passagem dos textos para o meio digital e interativo dos tablets. Para tanto busca, em primeiro lugar, comentar, a partir da visão de Vilém Flusser, aspectos da codificação digital envolvida no processo de digitalização dos textos e situar historicamente o pape
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
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31. Redes sociais: Facebook - uma nova plataforma de comunicação institucional / Social networks: Facebook a new platform of institutional communication
Esta pesquisa objetiva mapear os formatos e os usos das organizações corporativas nas redes sociais digitais, em especial, no Facebook. Para tanto, buscou-se identificar que tipo de comunicação é mais eficiente para atingir o público-alvo dos anunciantes, ou seja, qual o tipo de comunicação estaria mais adequado ao ambiente das redes sociais. Isso fo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2011
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32. Mosaico Musical Artemidiático: A Interface sonora possibilitando criatividade além da Caixa Preta / Mosaic Musical Artmediatic: The sound interface enabling creativity beyond the Black Box.
O trabalho aqui apresentado observa a possibilidade de liberdade criativa através da interface musical na obra de arte bricolada com meios eletrônicos: a artemídia. Segundo o filósofo Vilém Flusser, perdemos a capacidade de criar e desenvolver o sentimento livre, uma vez introduzida a tecnologia em nossas vidas. Essas caixas pretas, as quais não saberm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/06/2011
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33. Carnavalização bakhtiniana do grotesco em imagens do Hard Rock e Heavy Metal
The language of Rock has the nature of parody, allegory, carnival and imagery. A typology of image content is obtained through the concept of carnivalization as stated by Mikhail Bakhtin, and by means of it, this text analyses the use and significance of pictures containing grotesque, physical deformities, monsterized types in the visual language of Hard Roc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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34. Gesto técnico: interferências da modelagem digital na criação arquitetônica / Technical gesture: the interferences of digital modeling in the architectural conception.
A pesquisa investiga o complexo processo de informatização disciplinar da arquitetura, direcionando-se especificamente à abordagem das relações entre a concepção arquitetônica e o uso de modelos digitais. Nessa relação específica entre tecnologia informático-digital e criação toma-se como recorte privilegiado de estudo a produção das arquitet
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2011
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35. Exercícios do olhar : a fotografia na educação infantil
O projeto exercícios do olhar surgiu a partir da união de experiências pessoais no âmbito da educação, da fotografia e das artes visuais. Teve por objetivo desenvolver práticas que favorecessem a experiência de ver com atenção, registrar, sensibilizar o olhar. Como proposta educativa, buscou experiências junto à crianças de três a seis anos a p
Publicado em: 2011
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36. A plausibilidade da pós-história no sentido estético
A ideia do "fim da história", subentendida no capítulo final da Fenomenologia do espírito, serviu de base para o início de uma discussão, feita a partir das posições assumidas por Alexandre Kojève nos seus cursos sobre Hegel em Paris, na década de 1930, e em sua publicação no final dos anos 1940 (com reedição em 1968), voltou à baila com o arti
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2011