A comunicação do imaterial da marca: análise da comunicação do imaginário da marca Osklen - uma exemplificação no mercado da moda

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/10/2011

RESUMO

O estímulo para o consumo de produtos dá-se principalmente pelas experiências que eles promovem. Hoje, fluir é mais importante do que possuir, e, dessa forma, o poder de diferenciação para se tornar uma marca exclusiva e única num mercado competitivo passa cada vez mais pela sua composição imaterial, pois o acesso à imaterialidade da marca conduz seu público a uma conexão emocional. Marcas que planejam e comunicam com consistência os elementos de sua imaterialidade têm maior probabilidade de conseguir vínculos afetivos exclusivos e duradouros com seus públicos, pois a construção dos benefícios emocionais ocorre quando a marca passa a ser percebida além dos seus aspectos funcionais e das características físicas dos seus produtos, num processo denominado personificação. Nesse ponto começa a construção de seu imaginário, o qual é nominado de imaterial da marca. Apesar de identificados diversos estudos sobre o imaterial e sobre marcas, não se registraram trabalhos que unissem essas duas áreas de forma sinérgica e organizada. Assim, o objetivo deste estudo foi organizar e analisar os elementos que compõem a comunicação do imaterial da marca e, para tanto, o foco centrou-se nas teorias da mídia e da imagem em interação com as teorias das marcas. A partir da revisão teórica, organizou-se o tema imaterial (André Gorz, Jeremy Rifkin) relacionando-o com a composição da imagem (Dietmar Kamper, Norval Baitello Júnior, Hans Belting, Vilém Flusser) e com as diferentes abordagens da marca (David Aaker, Bernd Schmitt, Andrea Semprini e Marc Gobé). O resultado foi um roteiro para analisar o elemento imaterial nas marcas, que foi testado na comunicação de uma marca de moda. Escolheu-se a moda por ser um setor em que o consumo apresenta forte representação simbólica, e a Osklen por ser reconhecida internacionalmente como uma das principais marcas brasileiras de moda. Dentre as diversas formas de comunicação que a marca realiza, foram escolhidos para análise os catálogos de suas coleções, por refletirem de forma mais direta os temas e os imaginários do seu criador. Foram analisadas as representações e significados simbólicos do conteúdo imaterial da Osklen, e, como resultado, obteve-se uma aderência praticamente completa às teorias estudadas. Concluiu-se que a marca desenvolve um processo de criação de seu imaginário com alto nível de qualificação emocional, apresentando-o de maneira consistente em seus processos comunicativos, de acordo com o que preconizam as teorias sobre o imaterial, a composição da imagem e as marcas. Espera-se com este trabalho ampliar o conhecimento acerca da comunicação de marcas e contribuir para o desenvolvimento dos estudos nas áreas de Comunicação, Semiótica e Gestão de Marcas, assim, integrando e demonstrando a sinergia entre elas

ASSUNTO(S)

comunicacao comunicação de marca imagem imaterialidade imaginário cultura de marca moda brand communication image intangibles imaginary brand culture fashion

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