Timbre
Mostrando 13-24 de 68 artigos, teses e dissertações.
-
13. Eu gosto de escutar música todo dia [] Todo jovem gosta Escutar música já faz parte da minha vida: Jovens, escuta diária de música e aprendizagem musical
The purpose of this study was to identify what young students learn of music to experience it through the everyday experience of listening to music using digital technologies. It was developed in the field of music education in its social and cultural approach. Taking for granted that music is learned in daily activities, and that young people listen to musi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
-
14. Processos Temporais em Gérard Grisey
Passado mais de um quarto de século desde a fundação do coletivo musical LItinéraire, as obras criadas e o pensamento desenvolvido pelos seus integrantes permanecem como um terreno ubertoso para a investigação musicológica e referência essencial para prática composicional hodierna. Dentre estes compositores, inauguradores da tendência estética dit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
-
15. Avaliação de performances por ouvintes: um estudo com estudantes de licenciatura em música da FAMES
Este estudo investigou a relação entre a variação de expressividade e a preferência de performances na opinião de ouvintes, tomando como objeto de estudo os estudantes do curso de licenciatura em música da FAMES. Partindo da premissa que correlaciona positivamente uma performance expressiva ao nível de apreciação do ouvinte, este trabalho submeteu
Per musi. Publicado em: 2012-12
-
16. A voz e o abismo : considerações sobre o silêncio e a pulsão invocante
A presente pesquisa perseguiu as possibilidades abertas pela pergunta: o que é preciso tramitar do silêncio que permeia o som para recolher os efeitos da pulsão invocante? A pergunta que nos norteou tomou contornos a partir das inquietações que emergiram na condução de diferentes oficinas de música destinadas a sujeitos em grave sofrimento psíquico.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
17. Avaliação de duas ferramentas para a representação das variáveis acústicas implicadas no vibrato da flauta.
This work investigated the flute vibrato, to determine which analytical tools that represent it in a more comprehensive way. Our aim is to use these tools to improve flute instrumental technic. After considering previously published works on this topic, it has been decided to focus this investigation on the following vibrato acoustical parameters: extent, ra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2011
-
18. As práticas de reelaboração musical / The Practices of musical re-elaboration
Este trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo das práticas de reelaboração musical relacionadas aqui como: transcrição, orquestração, redução, arranjo, adaptação e paráfrase, promovendo um resgate de sua valorização e estimulando sua expansão. Para isso, serão abordadas questões teóricas, históricas e estéticas acerca dessa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
-
19. A instalação Poème Électronique: espaço, timbre e imagem
A proposta deste trabalho é analisar a instalação Poème Électronique, concebida por Edgard Varèse, Iannis Xenakis e Le Corbusier para a Philips na Feira Mundial de Bruxelas em 1958, a partir de três dimensões: arquitetura, som e imagem. O projeto foi visto por mais de dois milhões de pessoas e permitiu novas maneiras de utilizar de forma multimidiá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
-
20. A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop / Technolgy as a means of expression for the guitarrist active in the pop music market
A guitarra elétrica é um instrumento musical que nasceu das tentativas de se aumentar a projeção sonora de instrumentos como o violão, a guitarra havaiana e a guitarra acústica archtop. As primeiras guitarras elétricas foram guitarras havaianas e archtops às quais foram instalados captadores magnéticos que enviam informações sonoras para um aparel
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
-
21. Edição semidiplomática e análise diacrítica de manuscritos do século XIX da administração geral dos Correios em São Paulo / Semi-diplomatic edition and analysis of diacritics of nineteenth-century manuscripts of the general management of Post Office in Sao Paulo
O presente trabalho trará a edição semidiplomática de manuscritos do século XIX, da Administração Geral dos Correios em São Paulo. Seu objetivo é analisar os sinais diacríticos, em especial o diacrítico (´). Tendo em vista, a abordagem quase inexistente acerca do assunto, buscou-se relacionar a intensidade, duração e timbre das vogais e sílaba
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2010
-
22. O som, seus parâmetros, e a música: o ensino dos elementos musicais
This is a theoretical and field research work, with the purpose of producing pedagogical guidelines for the teaching of music. Its purpose is to propose an alternative for teaching of musical elements (melody, rhythm, harmony and timbre, among others) by its observation as a physical phenomenon; study the origin of these elements by means of sound parameters
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2010
-
23. Concerto Fribourgeois de Almeida Prado para piano e cordas : um estudo para a interpretação / Almeida Prado s Fribourgeois concert for piano and strings : a study for the interpretation
Neste trabalho buscou-se a identificação do material composicional como ponto de partida para uma interpretação. Contém ainda sugestões para a resolução de possíveis problemas técnicos e interpretativos relacionados ao Concerto Fribourgeois do compositor Almeida Prado. Justifica-se por contribuir para a arte da interpretação. Para tanto, foi nece
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2010
-
24. Entrenamiento del vibrato en cantantes
BACKGROUND: vocal vibrato is one of the most important acoustic, technical and stylistic features to characterize the voice quality in classical singers. Technically, vibrato is a pulsation of pitch, usually accompanied with synchronous pulsations with intensity and timbre. Vibrato can be described acoustically by the rate, extent and periodicity of frequenc
Revista CEFAC. Publicado em: 23/07/2010