Theatre Pedagogy
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
-
1. La Pedagogía Teatral como Ciencia de la Educación Teatral
Abstract: The aim of this paper is to provide an overview of the distinct educational practices that could be included in the field of theatre education. Also, as a result, to propose the need to develop, from a scientific and academic perspective, a discipline which should offer a systematic, rigorous and normative description about what theatre education i
Educ. Real.. Publicado em: 07/08/2017
-
2. A (re)descoberta da sombra: experiência realizada com educadores na cidade de Imbituba
O estudo descreve e analisa as atividades desenvolvidas com Teatro de Sombras em duas oficinas realizadas com educadores na cidade de Imbituba SC, no período de 04 de maio a 28 de julho de 2010. Ideias sobre (re)descoberta da sombra e experiência são debatidas ao longo das três etapas da pesquisa. Na primeira etapa, o levantamento bibliográfico subsidia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/09/2011
-
3. O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos / Metatheatre as a tool for theater training student-actors between 08 and 12 years
A presente dissertação teve por finalidade analisar as implicações da temática metateatral - em que o teatro é colocado como seu próprio objetivo e tema de realização -, dentro de processos pedagógicos em teatro, desenvolvidos com crianças entre 8 e 12 anos, idade em que o pensamento estruturante da cena começa e ser compreendido como um elemento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
4. Formação corporal de professoras de bebês: contribuições da Pedagogia do Teatro / Body instruction for teachers of babies: contributions of the Theatre Pedagogy
A pesquisa tem por objeto a formação corporal do profissional de educação que trabalha com a primeira fase de vida do ser humano, mais precisamente o período compreendido entre o nascimento e os três anos de idade, por se reconhecer a importância do período de \"chegada à vida\" na constituição do psiquismo. O objetivo geral foi verificar como tem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/05/2011
-
5. O tema no processo criativo da asmarias companhia de teatro
Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tinha como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, esta investigação centra-se na descrição e análise do tema no processo criativo desenvolvido pela Asmari
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/04/2011
-
6. Dramaturgias consensuais: a interação verbal no ato criativo / Consensuals dramaturgies: the verbal interaction in the creative act
Este trabalho se situa na fronteira entre as artes cênicas e a psicologia, particularmente o Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia. Nosso problema central é compreender como o estudo sobre narrativas alegóricas construídas em espaços intersubjetivos cênicos e a construção desses espaços podem nos auxiliar na proposição de novas estraté
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2011
-
7. Commedia dellArte e educação infantil: um processo de formação de professores
This study draws on the possible contribution of Commedia dell Art for teachers education. It was based on the investigation of its character s types in order to explore and expand 14 teachers physical expression as a way to enable them to better introduce small children to theatre work. To carry out this investigation I have engaged these teachers in a work
Publicado em: 2011
-
8. Uso do território, descentralização e criação de redes no teatro vocacional: aspectos da práxis teatral do artista-orientador / Uso do território, descentralização e criação de redes no Teatro Vocacional: aspectos da práxis teatral do artista-orientador
Esta pesquisa parte da sistematização de um processo de trabalho no âmbito do Teatro Vocacional na experiência de duas funções por mim exercidas: artista-orientadora (2004-2006) e coordenadora de equipe (2007-2008), a partir de três dimensões: o uso do território, a descentralização cultural e a criação de redes, como aspectos da formação cont
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2010
-
9. Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos
A presente dissertação tem por base estabelecer reflexões acerca do trabalho desenvolvido nas práticas de teatro na sala de aula com alunos do Programa EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Arthur Ostermann, no Município de São Leopoldo, na região do Vale dos Sinos, Estado do Rio Grande do Sul. Procuro estabelecer conexões dessas p
Publicado em: 2010
-
10. Platéia ou plateia? : a progressiva perda do assento nos teatros de Brecht, Moreno e Boal
O trabalho proposto nesta dissertação tem como objetivo abordar algumas funções pertinentes ao teatro: a política, a terapêutica, a social e a pedagógica. Para isso, o estudo analisa três teóricos que nas suas práticas, enfatizaram essas funções, o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o médico romeno Jacob Levi Moreno e o diretor teatral brasileir
Publicado em: 2010
-
11. João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) / João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
A report and critical analysis resulting from my twenty-year experience in teaching theatre to lay people at Colégio Singular in the city of Santo André. This study suggests the development of creation processes as a relevant practice in theatre pedagogy. Starting with the investigation of tree model scenes created by the students, we suggested some common
Publicado em: 2009
-
12. Teatro na formação de educadores: o jogo teatral e a escrita dramatúrgica
Este trabalho teve como propósito investigar em que medida a participação em um experimento de improvisação, por meio do jogo teatral, da escrita dramatúrgica e da reflexão do professor de educação básica podem ser considerados como instrumentos para formação continuada. A partir dessa investigação, nosso objetivo foi desenvolver e avaliar uma
Publicado em: 2009