Platéia ou plateia? : a progressiva perda do assento nos teatros de Brecht, Moreno e Boal
AUTOR(ES)
Francisco Pereira Nunes
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
O trabalho proposto nesta dissertação tem como objetivo abordar algumas funções pertinentes ao teatro: a política, a terapêutica, a social e a pedagógica. Para isso, o estudo analisa três teóricos que nas suas práticas, enfatizaram essas funções, o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o médico romeno Jacob Levi Moreno e o diretor teatral brasileiro Augusto Boal. As modificações que esses autores trouxeram com suas teorias e práticas, bem como, as relações criadas com a plateia. Um público sentado e incomodado com o teor político do texto no teatro de Brecht; mas que sobe ao palco, sai de seus assentos e acaba assumindo outros papéis nos teatros de Moreno e Boal. O trabalho também é uma reflexão sobre os papéis que o autor vem exercendo de professor e de diretor teatral com jovens e adultos da periferia de Brasília: Varjão, Taguatinga e Ceilândia, adicionado a isso, eu procuro estabelecer relações entre a minha prática e os teóricos citados.
ASSUNTO(S)
psicodrama grupos de teatro citizenship and theatre in the high school level teatros da espontaneidade cidadania e teatro no ensino médio physiological drama pedagogia do oprimido artes spontaneous theatres groups of theatre pedagogy of the oppressed
Documentos Relacionados
- Repercussões de Brecht, o pós-dramático e as novas tecnologias em Máquina de Pinball.
- Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo grupo galpão
- Doutrina e moralidade nos teatros de Anchieta e de Alencar: a questão do casamento
- Herói ou vilão? Bertolt Brecht e a crise de junho de 1953
- Perda auditiva progressiva e o desenvolvimento de linguagem: um estudo de caso