Teoria E Critica Da Musica Popular
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular
Resumo Este pequeno ensaio é uma discussão sobre os significados da expressão música popular. Nosso ponto de partida provém das constatações de Richard Middleton sobre a polissemia da música popular. No entanto, problematizamos as questões de Middleton quando o cotejamos com a perspectiva dos Estudos Culturais sobre o que se entende por cultura popu
História. Publicado em: 03/12/2018
-
2. Memórias e histórias do acorde napolitano e de suas funções em certas canções da música popular no Brasil
Considerando que as implicações históricas dos materiais musicais interferem na apreciação e crítica acerca daquilo que compõe uma canção, aborda-se aqui o versado conjunto de notas musicais conhecido por vários termos, dentre os quais o de acorde napolitano. Assumindo que os acordes não são grandezas puras, comentam-se aspectos do tratamento té
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
-
3. Além da música: repensando Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
A discussão crítica sobre o Sgt. Pepper's Lonely Hearts ClubBand tem sido consistentemente consolidada em relação à importância do álbum, especialmente em relação às inovações musicais e maneiras com que mudou a cultura do rock. Quando se menciona a capa do álbum, esta é analisada em termos de sua relação simbólica com o conteúdo das inova�
Per musi. Publicado em: 2014-12
-
4. Ciclos de terças em certas canções da música popular no Brasil
Com as transformações que marcam a história artística e teórica da tonalidade harmônica, os planos tonais que percorrem os chamados ciclos de terças menores (C:→A:→F#:→Eb:→C:) e ciclos de terças maiores (C:→E:→Ab:→C:) tornaram-se uma solução de expansão e renovação que afetou a composição musical em diversos gêneros e estilos. E
Per musi. Publicado em: 2014-06
-
5. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
6. Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da análise crítica do discurso
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a representação do trabalho e do trabalhador em letras de músicas brasileiras pela Análise Crítica do Discurso nos níveis léxico-gramatical, semântico-discursivo e do contexto. O referencial teórico abrange história e configuração do trabalho e da música, além dos seguintes aspectos linguísticos teóric
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2011
-
7. A memória e o valor da síncope: da diferença do que ensinam os antigos e os modernos
A síncope é um tema privilegiado nos estudos da música popular que reaparece aqui em um conjunto de considerações que, marcado pelo viés dos saberes das velhas disciplinas de Contraponto e Harmonia, sublinham a interação e, principalmente, a inseparabilidade entre métrica (divisão, ritmo, acentuação, prosódia, etc.) e altura (notas, intervalos,
Per Musi. Publicado em: 2010-12
-
8. Que acorde ponho aqui? : harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular / Which chord shoud I use here? : harmony, theoretical practices and study of tonal planes in popular music
Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular Situando a pergunta central - que acorde ponho aqui? - no âmbito das práticas teóricas da harmonia tonal, o presente estudo examina criticamente algumas respostas possíveis procurando perscrutar diferentes motivações, procedências, contextos, concepções, saberes, argumentos
Publicado em: 2010
-
9. Gota dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade
O trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota dágua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como c
Publicado em: 2010
-
10. Semiótica do discurso musical: uma discussão a partir das canções de Chico Buarque / Semiotics of musical discourse: a discussion on the songs of Chico Buarque
Ao longo das últimas três décadas observamos o progressivo interesse que a semiótica da canção popular desenvolvida por Luiz Tatit a partir da semiótica greimasiana vem despertando no meio acadêmico. Situada na fronteira dos domínios da lingüística e da música, e justamente por isso, a canção se apresenta como um objeto de difícil análise. Te
Publicado em: 2008
-
11. Muito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchior
Neste trabalho, investigamos de que modo textos das práticas discursivas literária e literomusical entrecruzam-se nas canções de Belchior, isto é, de que forma esses discursos outros são mostrados (ou escondidos) e ressignificados pelo compositor cearense. Para analisar como Belchior dialoga com essa tradição (autores clássicos da literatura, a cult
Publicado em: 2007
-
12. Sung City: aesthetics experience and education. / Cidade cantada: experiência estética e educação.
O presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre algumas figuras recentes da modernidade cultural brasileira, de modo a evidenciar o sentido formativo que a experiência estética pode assumir no campo da educação. Especificamente, discute a forma da canção brasileira em duas de suas expressões mais singulares: o tropicalismo de Tom Zé e o rap agress
Publicado em: 2007