Teoria Do Programas De Computador
Mostrando 13-24 de 44 artigos, teses e dissertações.
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13. Teachersinteraction in asynchronous discussion groups / Interação de professores em fóruns eletrônicos: um estudo de caso do programa Educar na Sociedade da Informação
O uso de fóruns eletrônicos como atividade complementar aos programas de formação continuada de professores tem se tornado cada vez mais freqüente com a disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação. Este estudo analisa as estratégias de domínio e apropriação do fórum eletrônico por professores, a partir da análise de interaçõe
Publicado em: 2008
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14. COMMEST - A COMMUNICABILITY EVALUATION SUPPORT TOOL / COMMEST - UMA FERRAMENTA DE APOIO AO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE COMUNICABILIDADE
Com o crescente aumento da competitividade e a distribuição de software livre através da Internet, os fabricantes de software preocupam-se cada vez mais em produzir software de alta qualidade que de fato possa melhorar a vida das pessoas e oferecer uma experiência de uso agradável e produtiva. Para tanto, uma necessidade da indústria é que haja métod
Publicado em: 2007
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15. Astrha : um ambiente gráfico, dinâmico e interativo para internet baseado em hiper-animações e na teoria dos autômatos
Esta pesquisa, batizada Astrha (Automata Structured Hyper-Animation), tem suas raízes no projeto “Hyper Seed - Framework, Ferramentas e Métodos para Sistemas Hipermídia voltados para EAD via WWW” que possui, entre seus objetivos e metas: (a) o desenvolvimento de uma fundamentação matemática para a unificação, de maneira coerente e matematicamente
Publicado em: 2007
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16. Função Quadrática: um estudo didático de uma abordagem computacional
Esta pesquisa tem por objetivo, complementar estudos já realizados a respeito do ensino da função quadrática e da utilização de software para este fim. Com o intuito de abordar a questão da construção gráfica da função quadrática utilizando o procedimento de interpretação global das propriedades figurais e, ainda, inserir uma dinâmica lúdica
Publicado em: 2007
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17. Aplicação de algoritmos genéticos na determinação de cava final e sequenciamento de lavra em minas a céu aberto
Esta dissertação de mestrado intitulada Aplicação de algoritmos genéticos na determinação de cava final e sequenciamento de lavra em minas a céu aberto sumariza o programa de trabalho a ser submetido ao Curso de Pós Graduação em Engenharia de Metalúrgica e de Minas (CPGEM UFMG) em conformidade com os requisitos para dissertação de Mestrado. Os
Publicado em: 2007
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18. Fundamentos em desenvolvimento de softwares educacionais de bioquimica e fisiologia abrangendo diferenças nos processos cognitivos / Fundamentals in biochemical and fisiology educational softwares construction comprehend differences in cognitive process
A escola que freqüentamos, baseia-se no modelo educacional predominante no nosso país, o da educação homogênea. Se lembrarmos de algumas situações vividas por nós, durante nossa vida escolar, podemos encontrar indícios de que a educação homogênea não atinge a todos de forma igual e eqüitativa. Assim, este estudo propõe uma metodologia para est
Publicado em: 2007
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19. Uma Análise Semiótica da Evolução do Software
A motivação principal da presente dissertação foi a crescente popularização, entre os cientistas, de uma teoria de que a evolução biológica pode ser guiada pela evolução cultural. Conhecida como efeito Baldwin, ela afirma que, quando as coisas a serem aprendidas se tornam relativamente fixas, cria-se uma pressão evolutiva para que elas sejam inco
Publicado em: 2007
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20. Desenvolvimento de jogos computadorizados para auxiliar a aquisição da base alfabética de crianças / Sem título traduzido
O processo de aquisição da leitura e escrita não é uma tarefa fácil quando se tratam de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Nestes casos, é comum a busca pelo auxílio quando elas já apresentam bloqueios relacionados às atividades escolares. Os softwares educativos que apresentam os mesmos métodos utilizados na escola, ou são có
Publicado em: 2007
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21. Cultura e conhecimento sob a égide dos estudos culturais: um olhar a partir da produção acadêmica brasileira / Culture and knowledge under égide of the cultural studies: one to look at from the Brazilian academic production
Este empreendimento de pesquisa desenvolve uma análise acerca de cultura e conhecimento, duas categorias basilares no campo dos Estudos Culturais, no intuito de investigar como estas são concebidas nos textos publicados no GT de Currículo (GT-12) da Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPEd), no período de 2000 a 2006. De modo adjacente, analiso a
Publicado em: 2007
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22. A Mediação Pedagógica em contextos de aprendizagem online
Atualmente, com a introdução das novas tecnologias digitais, tais como o computador e a internet, como suporte na esfera da educação, surgem preocupações e um interesse muito maior em se entender como usá-las de forma mais eficiente no contexto escolar. E, nesse sentido, também surgem preocupações em como preparar professores para a utilização de
Publicado em: 2007
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23. Regressão simbólica via programação genética: um estudo de caso com modelagem geofísica
A regressão simbólica, que consiste na manipulação de expressões matemáticas para descoberta de funções que descrevam um conjunto de dados, foi uma tarefa exclusivamente humana até pouco tempo atrás. Recentemente, foram desenvolvidas várias técnicas computacionais para automatizar a regressão simbólica. Uma dessas técnicas é a programação g
Publicado em: 2006
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24. Artes gráficas &computação no processo educativo: um método para estimular o senso criativo / Artes gráficas &computação no processo educativo: um método para estimular o senso criativo
Esta dissertação inserida no Grupo de Pesquisa Processos e Métodos Pedagógicos - Didáticos tem por objetivo avaliar um método de ensino que se utiliza de Artes Gráficas e programas computacionais para estímulo do senso criativo do aluno. Na Educação os meios tecnológicos provocam questões de ordem técnica, metodológica e epistemológica, pois i
Publicado em: 2006