Tempo Cinema
Mostrando 1-12 de 218 artigos, teses e dissertações.
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1. A formação histórica do método de análise fílmica em Jean-Claude Bernardet
RESUMO O objetivo do artigo é investigar a formação histórica do método de análise fílmica em Jean-Claude Bernardet a partir de dois livros fundamentais que perfazem um corpus escrito ao longo de 20 anos: Brasil em tempo de cinema (1967) e Trajetória crítica (1978). Aqui partimos da hipótese de que a leitura cerrada desses livros permite compreende
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2023
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2. Carmen Miranda: an Embodied Marketplace Icon
Resumo Com base no referencial de CCT ( Consumer Culture Theory ) de incorporação de ideologias, regimes de gosto e interesses nacionais e regionais por culturas de consumo, este artigo propõe que ideologias sociais e políticas também são incorporadas em ícones de mercado. Este trabalho visa, então, reunir os conceitos de iconicidade e liminaridade p
Organizações & Sociedade. Publicado em: 2022
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3. Drones, imagem-tempo e o fim do poder soberano
Resumo: O artigo trata da especificidade de um dos produtos tecnológicos de vigilância e de ataque aéreos mais importantes em uso atualmente, os drones, mostrando em que sentido essa nova tecnologia traça um marco decisivo na evolução do domínio dos ares e, portanto, como sugere Carl Schmitt, na transformação do campo teológico-político das socied
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2020-03
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4. A theoretical overview on the expression of time in digital cinema
Resumo O propósito deste artigo é apresentar e discutir diferentes perspectivas teóricas, como a noção de pós-cinemático de Steven Shaviro e pós-fílmico de Garret Stewart em busca de melhor compreender as consequências da tecnologia digital para a imagem e narratologia do cinema. A hipótese é que o tempo da ficção contemporânea pode ser uma pr
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 07/11/2019
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5. Abordando a Relação Clínica e a Comunicação de Notícias Difíceis com o Auxílio das Artes e dos Relatos Vivos
RESUMO Introdução A Relação Clínica (RC) é um termo mais abrangente do que relação médico-paciente e, atualmente, tem sido utilizado para descrever o contato da equipe de saúde com o paciente e seus familiares, além da interação da equipe entre si. Para estabelecer relações interpessoais satisfatórias, é importante reunir habilidades de co
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 14/10/2019
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6. Andy Warhol e o cinema como máquina da verdade.
RESUMO Em 1963, no momento em que vivia o auge de sua carreira como artista pop, Andy Warhol passou a realizar também filmes, produzindo-os em ritmo constante até 1968. Este artigo investiga as relações entre pintura e cinema na prática artística de Warhol. Propõe-se uma leitura da obra do artista com base nas noções de aparência, artifício e perf
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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7. A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão
Resumo Orientado pelo método crítico, Douglas Kellner desqualifica a linha do marxismo ortodoxo, muito focada na economia, e segue a vertente político-culturalista, baseada teoricamente na crítica imanente. Ele busca uma abordagem que preserve a crítica ideológica, no sentido de crítica à dominação de classe, ao mesmo tempo que essa deve incorporar
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 19/08/2019
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8. Aspectos da participação social e a percepção da vizinhança: ELSI-Brasil
RESUMO OBJETIVO Determinar o impacto do entorno físico e social da vizinhança, que se apresentam como facilitadores ou barreiras, para a participação social de adultos mais velhos brasileiros. MÉTODOS O estudo foi conduzido em amostra probabilística representativa da população brasileira, residente em áreas urbanas, com 50 anos ou mais de idade
Rev. Saúde Pública. Publicado em: 25/10/2018
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9. Pina Bausch e Café Müller no Cinema: a mise-en-scène da copresença do corpo e dos olhos fechados
Resumo: O artigo pretende refletir sobre a questão da copresença do corpo dançante no excerto Café Müller, de Pina Bausch, sob o olhar cinematográfico de Wim Wenders em Pina (2011). Como ancoragem teórica, traz-se à cena o ensaísta e cineasta Jean-Louis Comolli ‒ mise-en-scène, representação, copresença ‒ e a filosofia do cinema da diferenç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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10. O tempo do espectador: a fruição da imagem em movimento no espaço do museu
Resumo O artigo dispõe-se a refletir sobre a relação do espectador junto às obras que utilizam a imagem em movimento no espaço do museu e como tal relação gera novos modos de fruição, ressaltando a disponibilidade de tempo dedicado à apreciação das obras. Trata-se de analisar a relação entre o tempo da obra e o tempo do espectador diante de fil
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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11. A presença do filme nacional nas salas de cinema do Brasil: um estudo sobre a codistribuição
Resumo O mercado de cinema no Brasil tem apresentado uma dinâmica de crescimento nos últimos anos. Recentemente, a codistribuição, i.e., a distribuição de um filme feita por duas ou mais empresas ao mesmo tempo tem sido uma estratégia mais frequente. O objetivo deste artigo é analisar as diferentes formas de atuação no mercado de codistribuição d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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12. A construção da autorrepresentação nos filmes-diário de Jonas Mekas
Resumo Este artigo propõe uma reflexão acerca de como os filmes-diário de Jonas Mekas contribuíram para um entendimento mais amplo da autorrepresentação dentro do âmbito cinematográfico. O trabalho parte do pressuposto de que, ao procurar diferentes formas para lidar com a construção do tempo na sua obra, Mekas trouxe novas perspectivas para as nar
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12