Tecnologias Interativas
Mostrando 13-24 de 80 artigos, teses e dissertações.
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13. Educação e mídias: implicações contemporâneas no cotidiano acadêmico
O desenvolvimento das tecnologias digitais e das redes interativas, indubitavelmente, redimensiona o perfil do sujeito neste século, pois cria demandas e redefine substancialmente o trabalho docente e discente na utilização de recursos midiáticos. O presente artigo identifica os pressupostos contemporâneos das Tecnologias de Informação e Comunicação
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 2015-06
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14. Avaliação do curso de formação de professores no contexto da Educação a Distância
Resumo:O estudo apresenta a avaliação do Curso de Pedagogia à distância da Universidade Federal do Paraná, sob a ótica dos protagonistas. O curso foi realizado em parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Aberta do Brasil. Esta pesquisa procurou estudar quatro categorias: atividades-tarefas; materiais de ensino; infraestr
Educ. rev.. Publicado em: 2015
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15. Proposta de inclusão de carga horária semipresencial em cursos superiores presenciais
Com as tecnologias digitais e educacionais, a aplicação de conceitos, teorias e metodologias mais interativas e dinâmicas estão sendo utilizadas na Educação a Distância (EaD), mudando o foco do processo de ensinar/aprender. O presente texto tem o objetivo de analisar a evolução da educação a distância e a possibilidade de inclusão da modalidade
Avaliação (Campinas). Publicado em: 2014-03
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16. WebQuests, oficinas e guia de orientação: uma proposta integrada para a formação continuada de professores de matemática
Este texto apresenta uma proposta integrada para a formação continuada de professores de matemática, que associou a criação de um site para a construção de WebQuests, oficinas interativas e um Guia de apoio para o uso das tecnologias da informação e comunicação em aulas de matemática. Descreve como a articulação de produtos, na forma de uma pro
Bolema. Publicado em: 2013-08
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17. Desenvolvimento e aprimoramento de um sistema computacional- Ikapp- de suporte a reabilitação motora
A aplicabilidade das Tecnologias Interativas (TIs) na área de saúde, em particular na reabilitação motora, tem sido uma alternativa clínica usada com intuito de estimular maior engajamento do paciente ao seu processo de recuperação que por vezes é extenuante. O presente estudo descreve uma ferramenta tecnológica -Ikapp- de suporte a reabilitação m
Motriz: rev. educ. fis.. Publicado em: 2013-06
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18. O design de interfaces epiteliais dinâmicas: como as novas tecnologias afetam o projeto de tatuagens / The design of dynamic epithelial interfaces: how new technologies affect the project of tatoos
A tatuagem é uma antiga forma de inscrição corporal que apesar de sua idade não sofreu alterações em termos de materiais e técnicas. O desenvolvimento de tecnologias para a concepção de novas modalidades de intervenção orgânica terá ramificações em diversas áreas, permitindo o uso de novas interfaces epiteliais interativas (tatuagens dinâmic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/05/2012
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19. COMUNICAÇÃO E USABILIDADE: ESTUDOS SOBRE AS INTERFACES COMPUTACIONAIS
A pesquisa busca identificar as questões relacionadas aos estudos de Comunicação na Usabilidade de interfaces. O estudo é desenvolvido com revisão bibliográfica da Interação Humano-Computador e da Usabilidade. As revisões da interação humano-computador se dá considerando três principais eixos: Engenharia de software, Engenharia de Fatores Humano
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
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20. Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP) : mudanças e permanências com a chegada dos netbooks
A escola está inserida em uma sociedade da informação marcada pelas constantes atualizações e inovações do mundo tecnológico que colocam a cada dia novas demandas para seus professores. Autores como Valente, Barreto, Kenski, Beloni, Lima, Mônaco, Medeiros, entre outros, contribuem para a compreensão da inserção e do uso das Tecnologias Digitais d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2012
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21. Os novos museus e exposições científicas interativas e independentes no Brasil / The new museums and interactive and independent scientific expositions in Brazil
Nos últimos anos começou a ser inaugurado no Brasil um expressivo número de museus e centros interativos de ciência e cultura, com maior predominância na região Sudeste, como o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, o Museu do Futebol, o Museu da Língua Portuguesa, o Espaço Catavento Cultural e o Museu do Amanhã, que deverá abrir suas portas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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22. As relações entre governo e sociedade civil através da Web: modelos de relacionamento na esfera pública virtual
Recentemente o mundo assistiu diversas manifestações em países árabes sendo impulsionadas pelo uso de tecnologias inovadoras como redes sociais, com poder inclusive de derrubada de governos e a divulgação de dados secretos que constrangeram Estados através da comunidade internacional Wikileaks. A grande modificação da economia informacional em rede
Publicado em: 24/02/2012
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23. Numeros complexos e funções de variável complexa no ensino médio uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
A presente dissertação tem como propósito apresentar uma proposta didática para o ensino de números complexos e funções de variável complexa, fazendo uso de um objeto de aprendizagem. Para o embasamento teórico, quanto ao processo de construção de conhecimento, referenciamos Vygotsky e Piaget. Também foi feita uma análise das tecnologias como fe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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24. Games e educação : diretrizes de projeto para jogos digitais voltados à aprendizagem
Com a disseminação das tecnologias interativas, a crescente produção e o consumo de jogos digitais mudou a forma como as pessoas se divertem, se relacionam e adquirem conhecimentos. Reconhecidos como um dos principais produtos da indústria criativa, os jogos têm a capacidade, não só de entreter, mas de educar e ensinar de uma forma envolvente e praze
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012