Tecnica Vocal Teatro
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. Condicionamento vocal individualizado para profissionais da voz cantada - relato de casos
Este estudo tem como tema o desenvolvimento de programas de condicionamento vocal individualizado para a demanda específica de três profissionais da voz cantada. Trata-se de um relato de caso de três profissionais da voz cantada: uma cantora e atriz de teatro musical brasileiro, um cantor sertanejo e um cantor de roque. Os três indivíduos foram submetid
Rev. CEFAC. Publicado em: 2014-10
-
2. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
3. Expressividade oral : tecnica energetica como fonte de um estudo sobre a voz / Oral expression : energetic technic of study about the voice
This investigation has as object the direction/conducting of a vocal work for the interpreter by Energetic Technique (ET) application based on Logopedics origins. The essay was realized with collaboration of Vidraça Troupe from Moji Mirim-SP Brazil in the Carolinas play setting. This work consisted in vocal quality evaluation of troupe staff before and afte
Publicado em: 2009
-
4. Preparação vocal em escolas de teatro da cidade de São Paulo
Introdução: Esta pesquisa direciona-se compreensão da preparação vocal do ator, uma vez que o fonoaudiólogo também é um dos profissionais que participam dessa formação. Objetivo: analisar as condições que marcam a preparação vocal de atores em escolas de teatro da Cidade de São Paulo. Método: Para este estudo sorteamos três escolas de teatro
Publicado em: 2005
-
5. A arte de não interpretar como poesia corporea do ator
Essa dissertação busca analisar a diferenciação entre representação e interpretação e mostrar o processo de formação de um ator não-interpretativo proposto pelo LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais -UNICAMP. Também criou-se um CD-ROM para que essa proposta de processo fosse substancializada por um meio audiovisual, já que toda a
Publicado em: 1998
-
6. A poética da expressão oral no teatro: o ator um jogador
Autor e ator, dois mundos em permanente confronto. Ora se hostilizando, ora se harmonizando, contudo sempre se enfrentando. Não é da pertinência do dramaturgo dispensar o ator, mas pode ser da proposta do ator dispensar o dramaturgo. É o caso das famosas criações coletivas, em que texto e ação físico-emocional vão nascendo e crescendo juntos. O que
Publicado em: 1995