A arte de não interpretar como poesia corporea do ator
AUTOR(ES)
Renato Ferracini
DATA DE PUBLICAÇÃO
1998
RESUMO
Essa dissertação busca analisar a diferenciação entre representação e interpretação e mostrar o processo de formação de um ator não-interpretativo proposto pelo LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais -UNICAMP. Também criou-se um CD-ROM para que essa proposta de processo fosse substancializada por um meio audiovisual, já que toda a formação desse ator baseia-se em exercícios práticos. Estaremos, também, abordando a análise teórica entre interpretação/representação, através de um estudo histórico resumido, focando os principais pensadores contemporâneos, além de realizar comparações através de,breves esquemas semióticos. Posteriormente, analisaremos alguns conceitos importantes na busca de uma não-interpretação como pré-expressividade, ação física e vocal e suas sub-partes, a emoção, a técnica de ator e seu treinamento cotidiano e sistemático e a codificação de corporeidades como busca de um vocabulário de ações. Adentraremos, então, na descrição do processo de formação de um ator não-interpretativo desenvolvido pelo LUME, iniciando pelos exercícios e trabalhos básicos que buscam uma pré-expressividade, passando peio treinamento energético, o treinamento técnico e vocal, os trabalhos de "ponte" entre a pré-expressividade e a expressão e finalmente algumas propostas de utilização das ações físicas e vocais orgânicas e codificadas na montagem de cenas. Finalmente, um último capítulo versa sobre a construção do CD-ROM, seu processo de montagem, público alvo, fluxo de navegação e proposta estética
ASSUNTO(S)
atores - estudo e ensino representação teatral teatro - tecnica
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000170046Documentos Relacionados
- A arte do ator e o ato do afasico
- O Trabalho do Ator e a Arte de Ficcionar a Si Mesmo
- A máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em ação
- Fronteiras entre o ator e a arte marcial : a prática do Kildo Self Defense como treinamento para atores
- A comunhão do opaco:: arte, poesia e transmissão em Amilcar de Castro