Relações entre elementos composicionais e meios de execução técnico-interpretativa em obras com características pós-minimalistas Brasil 2000, Amanduá e meio bossa para piano solo de Dimitri Cervo / Relation between composicionais elements and forms of technical interpretive execution works with post-minimalist caracteristics - Brasil 2000, Amanduá and meio bossa for solo piano by Dimitri Cervo
AUTOR(ES)
Guilherme Ferreira Amaral
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esta dissertação apresenta um estudo das obras Brasil 2000 Op.12, Amanduá e Meio Bossa para piano solo, do compositor Dimitri Cervo (Santa Maria, 1968). O foco da pesquisa foi realizar um estudo analítico de procedimentos composicionais e, com base neste estudo, apresentar critérios técnico-interpretativos e sugestões a serem aplicadas durante a preparação das mencionadas obras. Tanto os critérios quanto as sugestões de realização instrumental foram feitas considerando-se elementos de construção musical e o resultado sonoro pretendido pelo intérprete. Tendo em vista que, nas obras selecionadas, encontram-se recursos composicionais de natureza minimalista e pós-minimalista, tais como a grande quantidade de ostinatos e padrões musicais repetitivos, estes, se estudados de maneira incorreta, podem favorecer ao aparecimento de lesões musculares e outros desconfortos que prejudicam, além da saúde do intérprete, sobretudo o resultado sonoro. A partir desta observação foram organizadas estratégias com vistas à otimização do processo de estudo em situações específicas de execução. Para este fim, foram consultadas bibliografias e pesquisas mais recentes sobre técnica pianística que têm como foco a adequação do movimento corporal à resolução de questões musicais, tais como os Ciclos de Movimentos (PÓVOAS, 1999), um recurso de flexibilização do movimento e discutidos preceitos relacionados que foram aplicados à realização de Brasil 2000, Amanduá e Meio Bossa. Também foram relacionadas contribuições sobre o emprego do estudo e pesquisa analítica na prática músico-instrumental. Inicialmente são apresentados dados biográficos sobre o compositor e aspectos gerais sobre sua trajetória e sua estética composicional. Na seqüência encontram-se identificados e analisados procedimentos composicionais mais utilizados nas obras em destaque e os critérios com sugestões técnico-interpretativas que poderão servir de orientação durante a sua preparação e execução são propostos. Com esta pesquisa pretende-se contribuir para a literatura relacionada à análise musical como ferramenta para a prática interpretativa. Esta pesquisa poderá integrar o rol de pesquisas mais recentes na subárea das práticas interpretativas, utilizando-se de conceitos que relacionam a análise de elementos composicionais à técnica pianística objetivando a interpretação de obras contemporâneas de compositores nacionais. As decisões interpretativas e critérios aqui apresentados poderão ser adotados na prática pedagógica destas e demais obras que apresentem características semelhantes àquelas aqui estudadas
ASSUNTO(S)
movement cycles técnica pianística dimitri cervo pós-minimalismo estudo analítico musica post-minimalism ciclos de movimentos dimitri cervo minimalismo analytical study minimalism pianistic technique
ACESSO AO ARTIGO
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1674Documentos Relacionados
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