Teatro Singular
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
1. Mais que paródia? Aquela vez e o teatro tardio de Samuel Beckett1
resumo O artigo propõe um debate a respeito do teatro tardio de Samuel Beckett a partir do conceito de paródia, tal como utilizado por Theodor W. Adorno e Hans-Thies Lehmann para pensar tanto a crise do drama quanto as possibilidades de sua superação. Nesse contexto, a peça Aquela vez é analisada como um caso singular de seu teatro tardio. As relaçõe
Estud. av.. Publicado em: 2020-04
-
2. A visualidade singular do teatro de Shakespeare
Parte do livro:A luz na gênese do espetáculo
Autor(es): Tudella, Eduardo
EDUFBA. Publicado em: 2017
-
3. A experiência interior como experiência de ator
Trata-se de voltar, com Georges Bataille, a um dos dramas mais excessivos e mais impossíveis de representar de A formação do ator, de Stanislavski: a cena chamada de "o dinheiro queimado". Se Tortsov, o mestre desse ensaio teatral que assume a forma de uma narrativa de formação, não cessa de fazer seus jovens atores repetirem essa cena, ao ponto de ela
Alea. Publicado em: 2013-12
-
4. A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene / Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
A presente pesquisa objetivou estudar, fundamentar e desenvolver uma poética cênica singular, resultante da articulação de duas formas espetaculares distintas: a arte mágica e a arte teatral. Para isto, foi necessário realizar um estudo introdutório da arte mágica, com o fim de identificar seus traços específicos, recorrentes em sua gênese ao long
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
-
5. Sem medo das palavras: Introdução à Obra de Lourdes Ramalho
Esta dissertação é uma breve introdução à obra de uma das mais importantes dramaturgas da atualidade: Lourdes Ramalho (Maria de Lourdes Nunes Ramalho, Jardim do Seridó-RN, 1926). A sua produção literária para adultos (peças de teatro e/ou cordéis) foi pensada aqui considerando três aspectos que, relacionados, dão à sua escrita uma forma singul
Publicado em: 2011
-
6. Dadi e o teatro de bonecos: memória, brinquedo e brincadeira
O teatro de bonecos é a temática desta dissertação de mestrado, com um recorte para tratar da Memória, Brinquedo e Brincadeira, focado especialmente em uma Calungueira, fazedora de bonecos, Maria Ieda da Silva Medeiros, conhecida por Dadi. Atualmente com 71 anos, Dadi reside em Carnaúba dos Dantas/RN e não se restringe apenas a botar os bonecos para b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/11/2010
-
7. Senha do Mundo - Narrativas de jovens em experiências de acesso à cultura
A dissertação ―Senha do Mundo, narrativas de jovens em experiência de acesso à cultura‖ é um trabalho que transpõe tempos distintos na relação de ação e reflexão nas fronteiras que vinculam os territórios da Educação e da Cultura. Trata-se, por um lado, de uma pesquisa que nasceu como dissertação, do meu olhar contemporâneo - na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2010
-
8. Ói nóis aqui traveis : o teatro de rua, entre a resistência da cultura popular e a construção de uma nova narrativa teatral
Esta monografia tem como objeto a análise do grupo de teatro popular Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, a fim de identificar a sua relação com as características do teatro de rua como manifestação popular ou como expressão de uma nova narrativa teatral. Numa abordagem de pesquisa de cunho qualitativo, a investigação fundamentou-se numa revis
Publicado em: 2010
-
9. Walker, there is no path. Only traces / Caminhante, não ha caminho. Só rastros
O presente projeto se desdobrou entre o território da prática e o da escrita. Duas linhas de investigação paralelas e complementares, possíveis no trabalho do ator. Após dezessete anos de pesquisa coletiva no Lume como atriz pesquisadora, tornou-se urgente vivenciar um novo desafio, colocar-me novamente em situação de risco, experimentar um processo
Publicado em: 2010
-
10. João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica) / João, Artur e Alice: brincando de fazer teatro na contemporaneidade (processos de criação como prática pedagógica)
A report and critical analysis resulting from my twenty-year experience in teaching theatre to lay people at Colégio Singular in the city of Santo André. This study suggests the development of creation processes as a relevant practice in theatre pedagogy. Starting with the investigation of tree model scenes created by the students, we suggested some common
Publicado em: 2009
-
11. Fluxo de consciência : variações no teatro contemporâneo / Fluxo de consciência: variações no teatro contemporâneo
O presente trabalho, "Fluxo de Consciência: percurso e articulações no teatro contemporâneo", se propõe ao estudo do fluxo de consciência como proposta estética pertinente ao teatro. Parte-se de sua definição na psicologia, a partir de William James, e de sua concepção pela teoria literária, no estudo produzido por Robert Humphrey, para, posterio
Publicado em: 2009
-
12. Diálogos de quatro séculos de autos portugueses : aproximações entre o teatro de Gil Vicente (1465?-1537?) e os autos de António Aleixo (1899-1949)
António Aleixo (1899-1949), poeta popular português, de pouca instrução formal, tornou-se um caso único na literatura portuguesa por conta não apenas de seu singular talento para a versificação, mas por ter sido sua poesia registrada em livro a partir do trabalho de compilação da obra do poeta ainda em vida. De sua pequena, porém significativa, pr
Publicado em: 2008