O Ten e a negritude francófona no Brasil: recepção e inovações
AUTOR(ES)
Barbosa, Muryatan Santana
FONTE
Rev. bras. Ci. Soc.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-02
RESUMO
A partir da análise das atividades públicas do Teatro Experimental do Negro (TEN) no Rio de Janeiro, entre 1949 e início dos anos de 1950, o artigo investiga a recepção das ideias da negritude francófona no Brasil. Para isso, rastreia as origens, o contexto político do teatro negro e os personagens responsáveis pela tradução dessas ideias. Buscamos mostrar o caráter inovador e heterogêneo de tais apropriações, destacando os ensaios do sociólogo Alberto Guerreiro Ramos na década de 1950.
ASSUNTO(S)
teatro experimental do negro negritude francófona guerreiro ramos movimento negro
Documentos Relacionados
- A Imprensa Francófona no Brasil: circulação transnacional e cultura midiática nos séculos XIX e XX
- Dossiê "Recepção: Nietzsche no Brasil: núcleo histórico", parte III
- Inovações em cirurgia vascular e endovascular no Brasil: uma análise de dados
- REVISITANDO A RECEPÇÃO DE FRANTZ FANON: O ATIVISMO NEGRO BRASILEIRO E OS DIÁLOGOS TRANSNACIONAIS EM TORNO DA NEGRITUDE
- A mídia e o jazz no Brasil: investigação em torno da recepção crítica dos festivais de jazz na imprensa paulistana