Teatro Portugues Historia E Critica
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1. Memória e história no teatro de D. João da Câmara \" O beijo do infante\" e \"Triste viuvinha / Memory and history in the theater of D. João da Câmara \"O beijo do infante\" and \"Triste Viuvinha\"
Nesta dissertação, serão levantados na peça histórica O beijo do Infante alguns fatos relacionados às Grandes Navegações, a partir da memória de um velho marinheiro que enaltece os feitos de D. Henrique. O luto das famílias que ficaram em terra, as opiniões contrárias aos empreendimentos marítimos são analisados nas falas dos outros personagens
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2011
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2. Teatro e identidade nacional: as representações das alteridades na obra dramática de José de Alencar / Theater and national identity: the representations of otherness in the dramatic work of José de Alencar
O século XIX, no Brasil, foi marcado por uma tentativa de construção de uma identidade nacional e cultural num país pós-independência. Neste panorama, José de Alencar destaca-se, entre outros papéis que exerceu, como significativo romancista e contribui para a formação de um sistema literário em nosso país. Porém, é na obra dramática alencaria
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
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3. Literatura e história na peça D. Afonso VI de D. João da Câmara / Literature and history in part D. Afonso VI of D. João da Câmara
Nesse estudo, pretenderemos inquirir sobre a construção discursiva literária da peça D. Afonso VI, do escritor português oitocentista, D. João da Câmara. A peça pretende um diálogo intertextual com a historiografia em torno do monarca português seiscentista, herdeiro dEl-Rei Restaurador D. João IV. A ficção joanina colherá na historiografia o p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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4. Dido, rainha de Cartago : uma proposta de tradução para a obra de Christopher Marlowe / Dido, rainha de Cartago : Christopher Marlowe s Dido, Queen of Carthage translated into portuguese
Frente à escassez de traduções da obra de Christopher Marlowe para o português, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de tradução da peça Dido, Queen of Carthage, do dramaturgo elisabetano. O primeiro capítulo traz uma breve análise da obra, comparando-a com os dois principais textos que serviram como base para sua composição, a
Publicado em: 2009
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5. Auto-estima resgatada pela identidade com artistas surdos
O trabalho será baseado nos conceitos de arte, arte-surda e auto-estima, que nortearão as analises realizadas das entrevistas. As mesmas serão filmadas e transcritas por pessoa qualificada na tradução de LIBRAS para o português.Por meio da arte o homem interpreta o mundo, expressa seu imaginário e exerce sua linguagem, fazendo uso da imaginação e da
Publicado em: 2009
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6. Diálogos de quatro séculos de autos portugueses : aproximações entre o teatro de Gil Vicente (1465?-1537?) e os autos de António Aleixo (1899-1949)
António Aleixo (1899-1949), poeta popular português, de pouca instrução formal, tornou-se um caso único na literatura portuguesa por conta não apenas de seu singular talento para a versificação, mas por ter sido sua poesia registrada em livro a partir do trabalho de compilação da obra do poeta ainda em vida. De sua pequena, porém significativa, pr
Publicado em: 2008
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7. A trajetória de José Oiticica: o professor, o autor, o jornalista e o militante anarquista na educação brasileira
Este é um estudo historiográfico de reconstituição da trajetória e do itinerário de formação do catedrático do Colégio Pedro II e militante anarquista José Rodrigues de Leite e Oiticica (1882-1957), educador envolvido tanto nas ações da propaganda social libertária em jornais, em conferências do livre pensamento, no teatro social, quanto nos p
Publicado em: 2008
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8. A paixão e seus produtos : uma consciência retrospectiva na tetralogia lusitana de Almeida Faria
Este trabalho estuda a inserção da História na Literatura, abordando a Tetralogia Lusitana, de Almeida Faria, conjunto de quatro romances deste autor, publicados entre 1965 e 1983. Procura comprovar que um evento histórico fundamental para o povo português, como a Revolução dos Cravos, redireciona a produção do escritor Almeida Faria fazendo-o, a pa
Publicado em: 2007
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9. Poetry and theater in Romanceiro da Inconfidência by Cecília Meireles / Poesia e teatro no Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles
Apresentamos um estudo do Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles (1953), na forma do romanceiro, modalidade poética oralizante, praticada em Portugal e Espanha no século XVI, levando em conta seus aspectos estruturais. Análise e descrição deverão partir do período medieval, do texto oral ao texto teatral. Mantendo a forma híbrida tradicion
Publicado em: 2005