A paixão e seus produtos : uma consciência retrospectiva na tetralogia lusitana de Almeida Faria
AUTOR(ES)
Savio, Lígia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Este trabalho estuda a inserção da História na Literatura, abordando a Tetralogia Lusitana, de Almeida Faria, conjunto de quatro romances deste autor, publicados entre 1965 e 1983. Procura comprovar que um evento histórico fundamental para o povo português, como a Revolução dos Cravos, redireciona a produção do escritor Almeida Faria fazendo-o, a partir do romance A Paixão, de 1965, desenvolver um projeto literário intratextual. A consciência histórica, assim, se retroprojeta modificando o tempo no primeiro romance e sua leitura, atribuindo-lhe novos sentidos. O mito é elemento importante na criação/desvelamento da obra, tanto na sua utilização como alegoria do universo fechado a que ele se refere, quanto no posterior aproveitamento em termos críticos, uma vez que as personagens buscam fugir da mitificação do processo revolucionário, negando os antigos discursos unificadores e buscando sempre uma postura antiépica. Neste sentido, utilizamos referenciais teóricos diferenciados para cada romance da Tetralogia Lusitana, como a crítica do imaginário de Gilbert Durand, o conceito de História de Walter Benjamin, a polifonia, o dialogismo, a intertextualidade, a carnavalização e a paródia de acordo com Mikail Bakhtin e os estudos de Eduardo Lourenço sobre a identidade portuguesa. Nosso método consistiu, portanto, no estudo comparativo dos quatro romances da Tetralogia Lusitana e na simultânea análise de cada um deles, reconhecendo suas peculiaridades e, ao mesmo tempo, o papel que ocupam neste conjunto. Tal abordagem permitiu comprovar as hipóteses lançadas, fazendo-nos chegar à conclusão de que Almeida Faria, através de sua literatura, mostra um povo que busca novos caminhos e uma nova idéia de pátria, onde o ser português passa pelo descentramento, alimenta-se da integração de várias etnias e se abre sempre para novas possibilidades. Ao analisar o tratamento ficcional que o autor dá ao processo revolucionário no Portugal contemporâneo e seus desdobramentos históricos, pretendemos também contribuir para a crítica relativa à Literatura Portuguesa pós-revolução
ASSUNTO(S)
history literatura portuguesa almeida, faria teatro literature critica e interpretacao tetralogia lusitana história e literatura carnation revolution time identidade portuguesa myth polyphony dialogism intertextuality parody being portuguese decentralization
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/10255Documentos Relacionados
- Textualizações de diferentes sujeitos : identidade e memória em Cavaleiro Andante, de Almeida Faria
- HISTÓRIA, MITO E IDENTIDADE EM O CONQUISTADOR, DE ALMEIDA FARIA.
- Do bico de pena à tinta da escrita: O conquistador, de Almeida Faria
- Para uma semiologia psicanalítica da paixão na antiguidade grega e seus sentidos adictivo e tóxico
- A UTILIZAÇÃO DO ELEMENTO GROTESCO NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DA OBRA O CONQUISTADOR DE ALMEIDA FARIA