Teatro De Arena
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Da resistência à desobediência: Augusto Boal e a I Feira Paulista de Opinião (1968)
Resumo Em 1968, Augusto Boal dirigiu a I Feira Paulista de Opinião, mobilizando artistas de teatro, música, poesia, cinema, fotografia e artes plásticas. A peça sofreu a censura prévia do Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCDP), que lhe aplicou dezenas de cortes que afetariam drasticamente o entendimento pelo público. Muitos dos participante
Varia hist.. Publicado em: 2016-08
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2. Mais humor, menos política: Uma certa tendência no drama contemporâneo brasileiro
Resumo A partir do estudo de adaptações teatrais e televisivas realizadas nos últimos anos, o artigo procura investigar uma tendência existente no drama contemporâneo brasileiro: a atualização de obras escritas por autores oriundos do Teatro de Arena, voltadas originalmente para a centralidade da crítica ideológica, a partir do esvaziamento da conte
Varia hist.. Publicado em: 2016-08
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3. Verdade na Cena, Verdade na Vida: Boal e Stanislavski
Resumo: À luz do conceito de verdade cênica, o presente artigo discute a influência do método Stanislavski nos primeiros experimentos no seio do Teatro Arena de São Paulo e também aponta rastros do mestre russo nos princípios da Poética do Oprimido de Augusto Boal. O objetivo primordial consiste em incentivar a construção de espetáculos-fórum, pa
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
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4. MST conta Boal: do diálogo das Ligas Camponesas com o Teatro de Arena à parceria do Centro do Teatro do Oprimido com o MST
O artigo visa destacar por meio da análise da relevância e relação entre esses dois momentos teatrais, o Teatro de Arena e o Centro do Teatro do Oprimido com o MST, o legado da experiência que articulou de forma orgânica as esferas da cultura e da política na década de 1960, bem como os traumas da interrupção do processo, forçado pelas armas e pel
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
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5. Apontamentos sobre a recepção de Bertolt Brecht no Brasil via Anatol Rosenfeld
Um dos capítulos mais importantes da recepção do teatro alemão no Brasil se iniciou em 1958, com a montagem de A alma boa de Setsuan. A encenação de muitas entre suas obras a partir de então colocou novas questões dramatúrgicas e teóricas num cenário aberto à experimentação estética e marcado pela dialética entre o teatro e o turbulento conte
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
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6. Atores profissionais de teatro: aspectos ambientais e sócio-ocupacionais do uso da voz
OBJETIVO: Verificar a ocorrência de queixas e sintomas vocais em atores profissionais de teatro e sua relação com aspectos ambientais desta atividade laboral e com o histórico de intervenções especializadas. MÉTODOS: Estudo transversal com 48 atores profissionais realizada a partir de questionário sobre sintomas e queixas vocais e extra-vocais, bem c
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011-09
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7. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
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8. Análise crítica e subjetiva da integração da anatomia com a cirurgia no ensino em arena: o uso dos teatros anatômicos / Critical and subjective analysis of integration the anatomy with surgery in the arena teaching: the use of anatomical theatres
A Anatomia, independente da fase histórica, sempre foi o estandarte da cirurgia. De certa forma isso foi negligenciado pelos tecnólogos da educação que não souberam adaptar as novas tendências ao ensino da prática Médica, diminuindo a vivência cirúrgica e o uso da dissecção. Paralelamente houve uma desvinculação de disciplinas básicas e aplica
Publicado em: 2010
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9. Há uma bomba no teatro : um estudo sobre o movimento teatral em Pelotas e Porto Alegre em tempo de Estado de Exceção (1964 1975)
Esta pesquisa objetiva compreender a forma como, após o golpe militar de 1964, que levou a instalação do Estado de exceção no Brasil e gerou um progressivo cerceamento da liberdade e acirramento da censura, os grupos teatrais de Pelotas e Porto Alegre posicionaram-se em relação ao Regime Militar (1964-1985), debateram e inseriram temáticas de cunho p
Publicado em: 2010
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10. O Teatro de Arena na arena do Brasil
Esta dissertação tem por finalidade contribuir para a reflexão das possíveis conexões existentes entre História e Teatro. Propõe a análise das utopias do Teatro de Arena durante a década de 1950 no Brasil, com o intuito de discutir momentos de nossa história contemporânea. Partindo do pressuposto de que a produção estética e, neste caso especí
Publicado em: 2008
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11. In Scene: the theater in the Popular Center of Culture of National Union of the Students (CPC of the UNE) 1961â1964 / Em Cena: o teatro no Centro Popular de Cultura da UniÃo Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) 1961-1964
Este estudo propÃs analisar o Centro Popular de Cultura da UniÃo Nacional dos Estudantes (CPC da UNE), no perÃodo de sua atuaÃÃo, entre os anos de 1961 e 1964, atravÃs do teatro. A obra teatral à compreendida como uma forma de expressÃo das prÃticas culturais dos sujeitos sociais de uma determinada Ãpoca, por isso ela se apresenta nesta pesquisa co
Publicado em: 2008
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12. Quebra-cabeça: o teatro pós-moderno de Rámon Griffero
Esta dissertação dedica-se à investigação da linguagem pós-moderna desenvolvida pelo dramaturgo e diretor teatral chileno Ramón Griffero nos textos dramáticos "Cinema Utoppia" e "Tus deseos en fragmentos". As análises das duas peças focam principalmente dois tópicos: a construção da memória do período da ditadura militar chilena entre 1973 e 1
Publicado em: 2007