Tchekhov
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. Análise do conto “A dama do cachorrinho”. Paralelos entre as relações autor-personagem em Mikhail Bakhtin e Antón Tchékhov
RESUMO Os primeiros trabalhos de Bakhtin apontam as origens de sua teoria. O ineditismo deste artigo, então, consiste em comparar os trabalhos iniciais de Bakhtin, mais precisamente o ensaio “O autor e a personagem na atividade estética”, escrito nos anos 1920, com as visões de Tchékhov sobre a relação autor - personagem - leitor. Isso porque consi
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
-
2. “MOSCOU”: O encontro marcado entre Coutinho e Tchekhov e a construção de uma estética distópica
RESUMO Este artigo examina Moscou, filme de Eduardo Coutinho, aproximando-o, a partir de conexões conceituais, filosóficas e estéticas, a questões da mesma ordem propostas pelo teatro de Tchekhov. Moscou revela-se um metafilme, momento de explicitação de um método de reflexão, uma epistemologia da obra cinematográfica de Coutinho. Ao centrar a discu
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2016-11
-
3. Leituras holísticas: de Tchékhov à Medicina Narrativa
Resumo Neste artigo, procura-se evidenciar como, no conto “Um caso da prática médica”, o escritor russo, Anton Tchékhov, ele próprio médico, ficcionaliza e chama a atenção para aspetos da prática clínica hoje tantas vezes descurados, designadamente a observação e avaliação do ambiente em que vivem os doentes; e aspetos de índole familiar, s
Interface (Botucatu). Publicado em: 2015-03
-
4. Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator / Traces of Stanislavski s tradition : procedures for the creative work of the actor
Esta pesquisa se insere no campo das investigações sobre o trabalho do ator e tem como tema o trabalho de criação do ator, a partir dos pressupostos do Sistema de Stanislavski. O trabalho abriu-se em duas frentes: o campo teórico e da práxis cênica, que correram em paralelo, dinamizando uma à outra. Numa delas, foi feito um reconhecimento teórico do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
-
5. As Interpretações do Sistema Delsarte no Teatro Russo e Soviético dos Anos 1910-1920
RESUMO Para um grande número de estudiosos anglo-saxões, os ensinamentos de François Delsarte encontram ecos na Rússia, no trabalho de Stanislavski, Vakhtangov e Mikhaïl Tchekhov. A procura por correspondências entre a emoção e o gesto implica uma concepção orgânica do ato criador. Visto, entretanto, a partir da União Soviética-Rússia, Delsarte
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
6. A cena contemporânea aos pedaços : observação de um experimento pedagógico
Tentamos nos relacionar nessa pesquisa com outra lógica, descobrir um caminho de abordagem prática para nos aproximarmos de uma criação composta de fragmentos e uma busca de parâmetros para a estética da apropriação. Nesse sentido, encontramos relação com o teatro composto por fragmentos, onde diferentes estéticas teatrais são apropriadas e os es
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
-
7. A mediação docente como estratégia para o aprimoramento da competência leitora
Este estudo constituiu-se em uma alternativa às formas com as quais a literatura, na maioria das instituições escolares, vem sendo ensinada. O cunho historicista ao qual a disciplina se vinculou tem agregado poucos resultados ao desenvolvimento da competência de leitura dos estudantes (testes como PISA e SAEB confirmam esse dado), não favorecendo a ampl
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2010
-
8. A rua como espetáculo em Juan José Arreola
A partir da segunda metade do século XIX, o vocábulo conto começa a designar um gênero de reconhecido prestigio literário. Desde então, alguns escritores lançaram mão de suas reflexões para defender a existência de determinados elementos que seriam comuns ao gênero: técnica, concisão, tensão, intensidade, unidade de efeito, rigor estilístico.
Publicado em: 2009
-
9. Correspondências do cárcere: um estudo sobre a linguagem de prisioneiros
O objetivo desta pesquisa foi analisar um conjunto de cartas de presidiários, buscando identificar o que significam para seus autores e as dimensões discursivas presentes neste gênero epistolar. Tomando o conceito de língua como discurso e considerando o contexto sócio-histórico e as condições de produção, buscamos compreender as representações q
Publicado em: 2009
-
10. O espaço e o imaginário popular nos contos de Afonso Arinos
A dissertação de mestrado, intitulada O espaço e o imaginário popular nos contos de Afonso Arinos, tem como objetivo principal a identificação e a análise do espaço e do imaginário popular em quatro contos de Afonso Arinos: Assombramento, Feiticeira, Mão pelada e A garupa. Por questões metodológicas, a dissertação foi elaborada da seguinte mane
Publicado em: 2008
-
11. O conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov
sta dissertação analisa a transformação do conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov, através do estudo das suas quatro peças: A gaivota(1896); Tio Vânia(1897); As três irmãs(1901); O jardim das cerejeiras(1904). Após uma explanação do pensamento de três filósofos sobre o tema da verdade, verifica-se como o ponto-de-vista se
Publicado em: 2007
-
12. The meanings of the silences in the works of Manoel de Barros / Despalavras de efeito: os silêncios na obra de Manoel de Barros
Esta pesquisa busca os significados dos silêncios na obra de Manoel de Barros. Eles são observados, basicamente, a partir dos sentidos da visão e da escuta. Os mutismos do autor são analisados dentro da palavra e fora dela: nas entrelinhas, nas relações com outros autores, como Anton Tchékhov, Clarice Lispector e Samuel Beckett, por exemplo. Diálogos
Publicado em: 2007