O conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

sta dissertação analisa a transformação do conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov, através do estudo das suas quatro peças: A gaivota(1896); Tio Vânia(1897); As três irmãs(1901); O jardim das cerejeiras(1904). Após uma explanação do pensamento de três filósofos sobre o tema da verdade, verifica-se como o ponto-de-vista se revela na literatura dramática, uma vez que esta abdica da presença de um narrador. A partir de um rearranjo da ordem de escrita das peças, e amparado a princípio nos títulos das mesmas, observa-se o crescente afastamento de Tchekhov desde um protagonista-único até um protagonista-espaço, através da pulverização da figura do protagonista entre várias personagens. Este artifício estético revela, por fim, a inserção do autor nas correntes filosófico-ideológicas que consideravam a verdade como um conceito contextual e historicamente situado. Desta forma, a dissertação afirma a importância da obra tchekhoviana como uma das fundadoras e legitimadoras do pensamento relativista

ASSUNTO(S)

escritores russos - sÉculo xix - crÍtica e interpretaÇÃo letras tchekhov, anton pavloch - crÍtica e interpretaÇÃo literatura russa

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